quinta-feira, 2 de março de 2023

550 Anos do Nascimento de Copérnico

 Nicolau Copérnico nasceu a 19 de Fevereiro de 1473, na Polónia, e foi um destacado astrónomo, matemático e teólogo, que agora é recordado na filatelia quando completa este aniversário do seu nascimento. Também este ano passa o 480º aniversário da sua morte e da publicação da obra "De revolutionibus orbium coelestium". Foi ele que promoveu, defendeu e definitivamente demonstrou mediante procedimentos matemáticos, o fundamento científico da teoria heliocêntrica.

A Administração Postal do Vaticano - Commercializzazione Filatelica e Numismatica - Governatorato - Città del Vaticano pôs a circular no dia 27 de Fevereiro este bloco filatélico, em emissão conjunta com os Correios da Polónia, reproduzindo a pintura "Astrónomo Copérnico Conversando com Deus", do pintor polaco Jan Matejko (1838-1893), de 1871 a 1873, por ocasião do 400º aniversário do nascimento de Nicolau Copérnico. O bloco foi impresso pelos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.

Esta obra está no Museu da Universidade Jagiellonian, em Cracóvia. O design gráfico do sobrescrito e carimbo de primeiro dia (FDC), na emissão polaca, é da autoria de Joanna Fleszar-Haspert.



Sem comentários:

Enviar um comentário