segunda-feira, 13 de março de 2023

Centenário da Morte de Gustave Eiffel

Assinala-se este ano o Centenário da Morte de Alexandre Gustave Bonickhausen (1832-1923), o famoso engenheiro conhecido por Gustave Eiffel. O jovem Gustave estava destinado a seguir o seu tio na indústria química, mas uma desavença familiar levou-o para a construção metálica, e com apenas 25 anos foi-lhe atribuído o grande projecto de construção da ponte ferroviária de Bordéus, seguindo-se sucesso e uma história de vida que todos conhecemos um pouco, especialmente as suas grandes obras, a Torre Eiffel, a Estátua da Liberdade e a Ponte de D. Maria Pia, do Porto, entre muitas outras obras e trabalhos que realizou em várias áreas ao longo da sua vida.

A filatelia não deixa passar estas datas, e mais ainda a filatelia dos Correios de França - La Poste que vai lançar a 27 de Março estas peças filatélicas que mostro hoje, numa parceria com a ADGE - Associação dos Descendentes de Gustave Eiffel, com a apresentação da emissão filatélica. É o bloco em talhe-doce com trabalho de design e gravação de Sarah Lazarevic, baseado em fotos do Museu de Orsay. Há ainda a folha/souvenir com um selo, também com design de Sarah Lazarevic.

Mostro ainda o bloco especial com reproduções dos selos de 1939, do cinquentenário da Torre Eiffel, um desenho e gravação de Henri Cheffer, e do selo de 1982 "Gustave Eiffel 1832-1923", com desenho e gravação de Marie-Noëlle Goffin. Este é um trabalho de concepção gráfica de Sylvie Patte e Tanguy Besset. Estas emissões filatélicas vão ser pré-lançadas de 23 a 25 de Março no Le Carré d'Encre e na "7ª Bienal Filatélica de Paris - Salão Filatélico da Primavera", e em Dijon e Jarville-la-Malgrange.





Sem comentários:

Enviar um comentário