Quando a constelação de estrelas conhecida como Matariki nasce no céu, marca o início do Ano Novo Maori na Nova Zelândia. A emissão filatélica comemorativa deste Ano Novo, posta a circular pelos Correios da Nova Zelândia, no dia 4 de Junho, mostra a criação narrativa da Papatuanuku e Ranginui Maori, símbolos da cultura de um povo.
São obras de seis artistas desenhadores e pintores, como Cliff Whiting, cuja obra representa a separação do céu e da terra «Te wehenga o Rangi raua ko Papa», exposta na Sala de Leitura da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia, em Wellington, e as obras de Phil Mokaraka Berry, de Kura Te Waru Rewiri, de Fred Graham, de Pauline Kahurangi Yearbury e de Robert Jahnke. A emissão é composta de seis selos autoadesivos, um bloco filatélico, dois sobrescritos de primeiro dia, uma carteira com a emissão, e uma carteira especial de edição limitada.
Ao mesmo tempo foi lançada uma emissão numismática do mesmo tema, com duas moedas, uma de Ouro Proof de $10, com uma tiragem muito limitada de 250 exemplares, e uma moeda em Prata Proof, com tiragem de dois mil exemplares. Estas moedas têm trabalho de projecto e gravação de Rangi Kipa e David Hakaraia.
Sem comentários:
Enviar um comentário