domingo, 20 de julho de 2014

O Tema Mar nas Ilhas Faroé

Os temas dedicados ao mar, como a ciência, a economia, os transportes ou a segurança, são muito importantes para todos os povos do mundo, quanto mais para os ilhéus, com esta importante via de ligação a outros povos. A filatelia e as emissões de selos também refletem esta situação, e as Ilhas Faroé, no Norte da Europa, não são excepção. É o tema de duas emissões filatélicas deste ano, dos Correios das Ilhas Faroé.

A primeira emissão surgiu em Março, no dia 17, dedicada ao transporte marítimo de pessoas e bens, uma emissão conjunta de vários países do Norte da Europa, a que já dei destaque em outros artigos, a emissão «Nordic 2014». Ao longo do séc. XX, o transporte marítimo para as Ilhas Faroé desenvolveu-se em grande escala, com a construção de navios entre 1925 e 1969, pela empresa Skipafelagid Foroyar. Esta emissão de um bloco filatélico com dois selos, mostra o navio «MS Norröna», construído por Flender Werft, em Lübeck, na Alemanha, e entregue no dia 7 de Abril de 2003. Transporta 1.482 passageiros, 800 carros e outros bens. O design é de Kári vid Raettará, a fotografia é de Finnur Justinussen, e foi impresso por LM Group, do Canadá.

A outra emissão deste tema, posta a circular no dia 28 de Abril, tem a ver com a segurança no mar, o tema faróis, muito popular entre os filatelistas, e com emissões muito bonitas em termos paisagísticos e arquitectónicos. Esta emissão dos Correios das Ilhas Faroé, é de três selos e mostra o Farol de Toftir, o Farol de Akraberg, construído em 1909, e o Farol de Dímun, de 1927. Esta emissão tem fotografias de Erik Christensen, Ólavur Frederiksen e Finleif Mortensen, e foi impressa na OESD, da Áustria.

Sem comentários:

Enviar um comentário