quinta-feira, 31 de julho de 2014

Novidades da República Checa

Os Correios da República Checa lançaram no mês de Junho, duas novas emissões de selos e um inteiro postal. Uma destas emissões, é uma série de selos que estão a lançar por várias vezes, dedicada a «Veículos Históricos» de construção Checa. São dois selos, postos a circular no dia 11 de Junho, e que mostra o automóvel Z4, do fabricante Zbrojovka Brno, construído a partir de 1933 e posto em exposição no «Praga Motor Show». O selo, desenhado por Václav Zapadlik, representa um dos automóveis da colecção de Vlasta Burian.

O outro selo desta série «Veículos Históricos», mostra o barco a vapor de passageiros «Franz Joseph I», construído para a empresa «Praga Steamboat Company». Este barco sofreu um grave acidente, mas foi recuperado e utilizado durante muitos anos. Este selo tem trabalho artístico do desenhador gráfico Pavel Sivko, e a emissão é apresentada em folhas de 50 selos, sendo 25 do automóvel e 25 exemplares do barco.

A Primeira Grande Guerra Mundial começou há cem anos, e vai ser recordada com muitas emissões filatélicas, durante este período em que se assinala este conflito mundial. É o caso dos Correios da República Checa, que assinalaram a data com a emissão de um bloco especial com dois selos e três vinhetas sem valor (se-tenant). Esta peça filatélica foi lançada no dia 11 de Junho, com desenho de Jan Maget, e gravação de Václav Fajt. O bloco representa cenas da guerra, e as vítimas desta catástrofe.

Quanto ao inteiro postal, também lançado no dia 11 de Junho, tem um selo impresso que representa um «Motociclo Postal», peça do Museu Postal da República Checa. Este veículo vai ser usado para transportar correspondência para a Exposição/feira de Praga, em Setembro, onde haverá carimbos comemorativos e outras peças filatélicas para assinalar este transporte postal.




Sem comentários:

Enviar um comentário