domingo, 6 de julho de 2014

Memória das Grandes Guerras Mundiais

Passam este ano duas datas assinaláveis na História da Europa e mundial, o Centenário da Primeira Grande Guerra (1914-1918), e os 70 Anos do Dia D, o início da invasão da França pelas tropas aliadas, e o princípio do fim da Segunda Guerra Mundial. Por todo o mundo haverá celebrações destes acontecimentos, e emissões filatélicas e numismáticas sobre os temas da guerra e da paz.

Os Correios de Jersey puseram a circular no dia 6 de Maio, uma série de seis selos e um bloco filatélico comemorativos do momento histórico e significativo, o Centenário da Primeira Guerra Mundial, e de homenagem a todos aqueles que morreram pelo seu país em todas as guerras desde então. Os selos e bloco representam papoilas e campos floridos com esta planta, ilustrados por Katharine Asher.

Uma inovação técnica foi introduzida nesta emissão, com dois selos destes a terem incorporadas sementes de papoila numa cápsula de plástico transparente e biodegradável. Estes selos se forem postos na terra, plantados, irão decompor-se, nascendo novas flores.

A outra emissão filatélica foi lançada no dia 6 de Junho, setenta anos depois do primeiro dia da invasão aliada da Normandia, na Segunda Guerra Mundial. São seis selos e um bloco filatélico, que mostram operações militares. O trabalho gráfico desta emissão foi de David Pentland/Cranston Fine Art.

A Ilha de Jersey foi ocupada pelas tropas alemãs, desde 1 de Julho de 1940 a 9 de Maio de 1945.




Sem comentários:

Enviar um comentário