sexta-feira, 26 de março de 2021

500 Anos da Morte do Rei D. Manuel I

 D. Manuel I - o Venturoso (1469-1521), Rei de Portugal entre 1495 e 1521, foi hoje celebrado com uma emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal, estes dois selos e bloco filatélico que têm trabalho de design gráfico do Atelier B2 Design, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing. No seu reinado foram realizadas as grandes viagens marítimas que resultaram na expansão do império português, mas também apoiou as artes e a arquitectura com grandes construções, como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, entre outros edifícios e igrejas que posteriormente ficaram conhecidos pelo estilo manuelino.

Foi nessa época e por decisão de D. Manuel I que foi criado o primeiro Correio-mor de Portugal, dando assim início a esta grande empresa de Correios. Toda esta informação vem no texto da pagela da emissão, num trabalho de Paulo Drumond Braga. O selo de €0,53 mostra um pormenor da porta sul da igreja do Mosteiro de Santa Maria de Belém (Jerónimos), da autoria de João Castilho, do século XVI, com foto de José Paulo Ruas/DGPC/ADF. O selo de €0,91 representa um mapa da Índia e Oceano Índico no Atlas Miller, de Lopo Homem e Pedro e Jorge Reinel, de 1519, uma foto de DEA/J E BULLOZ/fotobanco.pt. O selo do bloco representa um retrato de D. Manuel I, o óleo sobre tela de Miguel António do Amaral, do século XVIII, da colecção da Câmara Municipal da Moita, e a imagem de fundo do bloco mostra uma iluminura do livro "Leitura Nova", de 1521, do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Na página de internet do "Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo - História e Memória", o amigo António Couto publicou hoje um artigo muito interessante sobre este tema, que recomendo a sua leitura.


Sem comentários:

Enviar um comentário