Aí está a primeira emissão de selos portugueses deste ano, a série "Vultos da História e da Cultura" emitida hoje, dia 4 de Março, pelos CTT - Correios de Portugal, seis selos com o valor facial para o correio nacional que têm trabalho de design gráfico do Atelier Design&etc/Hélder Soares, baseado em fotografias de várias entidades, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.
Os selos representam: a Rainha Santa Isabel (1271-1336), quando passam 750 anos do seu nascimento, um óleo sobre tela de Carlos Falch, c. 1650, retrato que está na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra, numa foto de Paulo Amaral; a Infanta Dona Maria (1521-1577), quando passam 500 anos do seu nascimento, um óleo sobre tela de Antonio Moro, c. 1552, da colecção do Monasterio de las Descalzas Reales, numa foto de Antonio Úbeda/Património Nacional de Espanha; Dom João III (1502-1557), nos quinhentos anos da sua Proclamação como Rei de Portugal (1521), um óleo sobre tela de autor desconhecido, do início do século XX, obra do acervo da Universidade de Coimbra, numa foto de Paulo Amaral; uma fotografia de Afonso Costa (1871-1937) da autoria de Joshua Benoliel, do Arquivo Municipal de Lisboa/Arquivo Fotográfico, quando se completam 150 anos do seu nascimento; o Professor Rui Grácio (1921-1991), que para além de pedagogo foi Secretário de Estado da Orientação Pedagógica dos II a IV Governos Provisórios pós-25 de Abril, numa foto em Paris de Vasco Grácio; e Carlos de Oliveira (1921-1981), romancista e poeta retratado por Augusto Cabrita, uma foto cedida pelo Museu do Neo-Realismo.
Agora não quero deixar de agradecer e pedir desculpa ao mesmo tempo, pelas imagens que "roubei" ao amigo António Couto, do Núcleo Filatélico de Angra do Heroísmo. Era o único formato (jpg) que podia incluir no blogue, e o confinamento atrapalha um pouco nas deslocações.
Sem comentários:
Enviar um comentário