segunda-feira, 22 de março de 2021

Publicações recebidas - Março - I

 A revista «FILACAP» nº 203 é o órgão de divulgação do coleccionismo da "Associação Cultural FILACAP", de Cachoeira Paulista, que nos mostra na capa uma emissão de selos da República Dominicana, dedicada a casas e quintas coloniais do século XVI inscritas na Lista de Património da Humanidade. Sempre com bons artigos muito ilustrados de várias áreas de coleccionismo, destaco: de Agnaldo de Souza Gabriel, "Teatros Brasileiros", uma apresentação de alguns postais máximos que retratam edifícios que estão encerrados devido à pandemia; do Dr. Roberto Antonio Aniche, o artigo "O Deficiente Físico na Filatelia - Parte X - Poliomielite", textos que para além da perspectiva filatélica, apresenta sempre a história e a opinião técnica das várias áreas da medicina.

O maximafilista português Américo Lopes Rebelo, autor de artigos e estudos em várias publicações portuguesas e estrangeiras, apresenta aqui o texto "O Gaio-comum visto através da Maximafilia", com bonitas ilustrações desta espécie. Ainda outros artigos de grande interesse, como: "João Caetano", uma homenagem ao actor brasileiro com imagens dos selos e fachadas dos teatros com o seu nome, artigo de José Paulo Braida Lopes, de Juíz de Fora; e "Palácio Itamaraty", de Aluísio Queiroga, entre outros artigos. A "Associação Cultural FILACAP" edita também uma publicação digital com muita informação, publicações por assinatura que podem ser pedidas para este endereço de e-mail:  ac.filacap@gmail.com .




"Clube Filatélico Brusquense", de Brusque, Santa Catarina, no Brasil, lançou a sua publicação «Boletim Filatélico» número 36, com esta bonita capa dedicada aos "Hidroaviões - Os Barcos Voadores", um artigo de Jorge Paulo Krieger Filho que nos dá um pouco da história deste meio de transporte e de peças filatélicas associadas a este tema. Os 50 anos da ABRAFITE - Associação Brasileira de Filatelia Temática, são aqui recordados pelo seu Presidente, Geraldo de Andrade Ribeiro Jr., que destaca a vida da associação e dos seus membros na filatelia brasileira.

Apresenta ainda a programação filatélica dos Correios do Brasil para este ano, várias notícias da vida associativa brasileira, os 97 anos da Sociedade Numismática Brasileira e os novos membros da direcção eleita em Fevereiro, e outros artigos: "Guerra de Suez - O Brasil na Força de Paz da ONU e o Prémio Nobel de 1988"; "Assuã e os templos de Abu Simbel"; "Quintino Antônio Ferreira de Sousa Bocaiúva (1836-1912)"; e de Jorge Paulo Krieger Filho, "A Maçonaria na História Postal (32) - Bélgica".





De Cádiz, em Espanha, chega a publicação «Apuntes de Maximofilia» número 60, órgão da "Asociación Española de Maximofilia com esta bonita capa dedicada ao Natal 2020, a emissão comemorativa do "75º Aniversário da Asociación de Belenistas de Madrid", de José Mayo Lebrija. Mostro ainda a contracapa com estas realizações da ASEMA, postais máximos de vários temas realizados ano ano passado. As exposições "EXFILNA 2020" e "EXPOMAX 2020", onde participaram associados e dirigentes da ASEMA, estão aqui em destaque com a relação do Palmarés.

O Presidente da ASEMA, Juan Antonio Casas Pajares, escreve na sua rubrica "La Lupa Justiciera" o artigo "Detalles Maximofílicos - La importancia de la justificación". Também o amigo Américo Rebelo está presente nestas publicações, desta vez com o artigo "La Cigüeña blanca (ave del año 2014) vista a través de la Maximofilia". Outros artigos em destaque: "Tarjetas Máximas realizadas con la serie de España de 1954 Año Mariano", de Pedro Pastor; "Las Tarjetas Máximas circuladas con consentimiento del ente postal", de José Ivars; e "Tarjetas Máximas variantes", de Paco Velázquez, entre outros artigos muito interessantes que completam esta edição.



Sem comentários:

Enviar um comentário