quarta-feira, 17 de março de 2021

Novidades da Numismática Alemã

 A Editora Schwaneberger Verlag GmbH - Michel, da Alemanha, acaba de lançar a 25ª edição do "Catálogo de Moedas da Alemanha - 2021", onde em mais de quinhentas páginas apresenta cerca de duas mil e oitocentas fotos a cores da frente e verso das moedas alemãs desde 1871, incluindo os antigos estados, o império, as colónias, territórios ocupados e até às moedas mais recentes com as novidades que vão ser lançadas até final deste ano, e o programa de emissões para 2022. São mais de vinte e uma mil cotações, onde também estão incluídas as moedas de 2 euros comemorativas emitidas por todos os vinte e dois estados membros. Estes catálogos são excelentes guias para ajudar os coleccionadores a avaliar a condição das peças.



Ainda da Alemanha, de Osnabrück, chegaram estes três excelentes catálogos dos Leilões Numismáticos nº 347, 348 e 349 de Fritz Rudolf Künker GmbH & Co. KG para os próximos dias 22 a 26 de Março, casa leiloeira de numismática que está a celebrar 50 anos da sua fundação. E o primeiro catálogo apresenta mil trezentos e trinta e sete lotes de moedas do mundo antigo, desde o Egipto até Bizâncio com muitas peças raras e de grande valor, onde se destacam colecções de Walter Weise e Heinrich Rudolf Peter, entre outras. As capas dos catálogos mostram algumas dessas grandes estrelas do leilão, mas no site desta casa leiloeira alemã vão encontrar toda a informação e estes catálogos na totalidade.

O catálogo nº 348, para os dias 23 e 24, é da primeira parte da colecção de Axel Tesmer com mil cento e cinquenta e quatro lotes, que cobre o período entre o século XII de Brandemburgo até 1701, época em que a Prússia foi elevada à categoria de reino, sendo por isso este catálogo considerado uma verdadeira aula de história. Aliás, estes catálogos têm uma descrição tão pormenorizada, que são mesmo de grande apoio aos coleccionadores. Em relação ao último catálogo, o nº 349, inclui moedas e medalhas de todo o mundo, muitas peças de Ouro da Alemanha e outros países, as colecções de Erich Götz e Heinrich Rudolf Peter, entre outras muito interessantes, catálogo que apresenta dois mil quinhentos e quarenta e seis lotes.




Sem comentários:

Enviar um comentário