domingo, 28 de março de 2021

Publicações recebidas - Março - II

 Vamos ver mais estas excelentes publicações filatélicas que chegaram este mês, ficando ainda algumas para divulgar noutro dia. E da Federação da Austrália - "Australian Philatelic Federation" chegou o seu órgão oficial «APF News» número 3 do vol. 34, referente a Dezembro passado, com este bonito selo na capa que recorda os tempos do Correio Marítimo, peça do artigo de Peter Plowman "The Genesis of a Stamp". Ainda uma chamada na capa para a Exposição Internacional de Filatelia "MELBOURNE 2022", que deveria ter acontecido no mês de Fevereiro deste ano, mas que foi adiada devido à situação pandémica.

Mas apresentam sempre uma lista actualizada das exposições nacionais e internacionais, assim como o resultado de palmarés das exposições e boas reportagens das mesmas. Uma dessas exposições foi a "AusVipex 2020", exposição virtual que contou com cerca de setenta participantes. Ainda nos artigos de fundo, destaco o de Darryl Fuller, o editor desta publicação, com o tema "Fakes, Forgeries, Facsimiles and Fantasies (Caveat Emptor)", assim como outras notícias que completam esta edição.



Dos amigos de Itália, do "Circolo Filatelico - libera associazione culturale", de Falconara, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de Migné-Auxances, chegou o «quaderno filatelico» número 164, referente a Fevereiro, com esta capa que recorda meio século de coleccionismo, mas também mostro uma das outras páginas onde dão a conhecer as últimas peças filatélicas que realizaram. Destaco os sobrescritos comemorativos sobre a Juventus, e as comemorações dos "150 anni della Caserna dei Carabinieri - Giacomo Acqua", e centenário do nascimento do General Carlo Alberto dalla Chiesa.

Esta edição recorda outras histórias da vida destes coleccionadores e do associativismo, tantas histórias que este nosso hobby proporciona para mais tarde recordar. Também os atrasos nas correspondências, que hoje em dia já achamos normal com esta nossa pandemia global que afecta os transportes entre países, e outras notícias completam esta edição.




Da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" chegou o seu órgão oficial «Filatelista», as revistas de Fevereiro e Março, números 1180 e 1181 (cá está o atraso nos transportes), publicações repletas de bons artigos sobre várias áreas da filatelia e com muita informação da vida associativa dos filatelistas polacos. Nas capas surgem em manchete dois temas muito interessantes que depois são desenvolvidos no interior, o dos "Cupões Resposta Internacional", a primeira parte da autoria de Michael Lenke, da Alemanha, e de Adam Kielbasa-Schoeni, da Suíça, e a segunda parte na revista de Março, e os "100 Anos do Correio Aéreo na Polónia", também um texto conjunto de dois especialistas nesta área, Andrzej Klosinski e o Dr. Jerzy Kupiec-Weglinski, dois membros da Academia Polaca de Filatelia com textos publicados em várias revistas. Muitos outros textos e estudos completam estas edições, que trazem sempre muita informação das emissões filatélicas mundiais e da Polónia com destaque também para a marcofilia comemorativa.




O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreiche» número 3 de 2021, é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", federação que celebra este ano o seu centenário com várias manifestações filatélicas, lançamentos de selos e selos personalizados, e mostrando nesta capa duas fotografias da porta e hall de entrada da sua sede, em Viena, que também foram motivo para selo personalizado. Também o tema da "Páscoa" teve lançamento personalizado nesta federação, no passado dia 24 de Março, como destacam na capa.

Mostro ainda a contracapa, onde destacam a realização em Setembro da Exposição "MULTILATERALE / ÖVEBRIA 2021", outro grande evento comemorativo do centenário com participação de filatelistas de outros países. Apresenta ainda muita informação associativa, artigos temáticos e de história postal, um texto sobre a República da Moldávia e a sua filatelia, e todas as novidades dos Correios da Áustria neste mês de Março.




Sem comentários:

Enviar um comentário