sexta-feira, 20 de maio de 2016

Emissões Filatélicas da Eslovénia

Os últimos lançamentos filatélicos dos Correios da Eslovénia aconteceram no dia 25 de Março e no dia 6 de Maio, e são os destaques desta nossa página de hoje. Comemoraram com a emissão de um selo, os 130 anos do nascimento de três historiadores de arte eslovenos, Izidor Cankar (1886-1958), Vojeslav Mole (1886-1973) e France Stele (1886-1972). Foram professores universitários, autores de estudos sobre arte e criadores dos fundamentos da conservação do património. O artista Edi Berk tratou do design deste selo, que mostra uma fotografia dos três historiadores no ano de 1912, em Viena.

Uma outra emissão de um selo, também com design de Edi Berk, é dedicada aos Ursos das Cavernas extintos à cerca de 25 mil anos, mas que estão a ser descobertos agora, com estudos sobre as várias espécies e subespécies. As fotografias, tanto do selo como do sobrescrito de primeiro dia, são respectivamente de Matija Kriznar e Ciril Mlinar. Lançaram também nesta data, um bloco filatélico comemorativo da «10ª Feira Internacional de Coleccionismo - Collecta 2016», um espaço onde se juntam comerciantes e coleccionadores de filatelia, numismática, de postais, documentos antigos, livros, rochas e minerais, e muitos outros objectos coleccionáveis que aparecem sempre nestas grandes feiras e exposições. O bloco mostra estes vários tipos de coleccionismo, num trabalho gráfico de villa creativa.

Emitiram ainda um selo dedicado ao Turismo da Região de Goriska Brda, com vários exemplos da gastronomia, o vinho, as cerejas e as belas paisagens deste «Destino Europeu de Excelência de 2015». O trabalho de design é de Edi Berk e de Tomo Jesenicnik. Uma outra emissão de três selos e um bloco filatélico, é dedicada às flores e vegetação que despontam na Primavera da Eslovénia e da Europa, as chamadas gotas de orvalho, flocos de neve e brincos. É um trabalho artístico de Sasa Zagar. Por último, no dia 6 de Maio lançaram um bloco filatélico com um selo, para comemorar os vários títulos do Campeão do Mundo de Ski e de Saltos, Peter Prevc. A peça filatélica mostra o atleta com os vários troféus obtidos nas últimas competições, num trabalho de design de Edi Berk, com fotografia de Bobo.







Sem comentários:

Enviar um comentário