domingo, 22 de maio de 2016

Publicações recebidas - Maio - 2

Começo esta rubrica com o «Boletim do Clube Filatélico de Portugal» nº 450, que já tinha recebido há algum tempo, uma excelente publicação com artigos de grande qualidade, de que destaco «A Agência dos Paquetes Britânicos em Lisboa (1701-1859) e respectiva marcofilia (1797-1859)», de Luís Frazão, um estudo muito interessante em inglês e português, o artigo «Os Selos Olímpicos Portugueses (1)», de Fernando Teixeira Martins, e «Os Papagaios "Amazona" vistos através da Maximafilia», de Américo Rebelo. Há ainda a vida associativa do clube, e os galardoados com os «Selos de Ouro 2015».

Da Federação Filatélica da Coreia do Sul, chegou o órgão oficial «Philatelic Monthly Woopyo» nº 604, referente a Maio. É uma publicação mensal, com descrição pormenorizada sobre as emissões filatélicas da Coreia e da marcofilia comemorativa que vai sendo lançada. A bonita e colorida capa mostra duas emissões de selos deste mês, sendo uma comemorativa da realização em Seul, de 28 de Maio a 1 de Junho, da Convenção do Rotary Internacional - 2016. Apresenta ainda muita informação da filatelia asiática e internacional, regulamentos da FIP, a participação da FIAP nas várias exposições internacionais da Ásia, e vários artigos temáticos e de história postal.

Da Polónia chegou a publicação mensal «Filatelista» nº 5 de 2016 (1123), deste órgão oficial da União dos Filatelistas da Polónia - Polski Zwiazek Filatelistów, também de grande qualidade, tal como todas as outras que recebo de vários países. Na capa recordam a Batalha de Monte Cassino, e o selo emitido em 2014 para assinalar os 70 anos dessa batalha, e no interior da revista, um artigo de Marian Wawrzynlowski desenvolve este tema com emissões e exemplos de outros países. Outro tema que tenho seguido nestas últimas edições, está relacionado cos os Prémios Nobel, da autoria de Jerzy Bielawski, e que neste número apresenta os laureados dos anos 70, com as emissões filatélicas correspondentes. Muitos outros artigos e notícias da filatelia polaca e internacional, completam esta edição.



Sem comentários:

Enviar um comentário