domingo, 1 de maio de 2016

LUBRAPEX 2016 - Palmarés

Depois de seis dias patente ao público em Viana do Castelo, chegou ao fim a XXII Exposição Filatélica Luso-Brasileira - LUBRAPEX 2016, com o lema «A Força da Fraternidade Luso-Brasileira», um frutuoso convívio entre filatelistas não só de Portugal e Brasil, mas também da Alemanha e Itália, e de muitos outros países europeus que participaram no Congresso da FEPA - Federação Europeia de Associações Filatélicas.

Nestes últimos três dias, em que eu também fui um observador no local, vi muito boas colecções e convivi com amigos filatelistas, de que destaco o casal Flosi, em que o amigo Fábio Flosi, da Federação Brasileira de Filatelia e Comissário do Brasil para esta exposição, está sempre disponível para enviar informações da Filatelia do Brasil, também o José Manuel Pereira, Presidente da Associação de Filatelia e Coleccionismo do Vale do Neiva, António Borralho, grande filatelista do Algarve que não via há muitos anos, e que fez parte do Corpo de Jurados desta exposição, e o José Manuel Pires dos Santos, companheiro de muitos anos das notícias filatélicas, e que com ele fui ver as boas colecções que trouxe a Viana do Castelo.

Quanto ao Palmarés, vou destacar apenas alguns dos prémios mais importantes, e que podem consultar toda a lista no site da FEBRAF, para não tornar o texto muito extenso, mas deixando aqui um sinal de apreço a todos os presentes. O Grande Prémio da LUBRAPEX 50 Anos, foi entregue na Classe de História Postal, ao filatelista Everaldo Santos, do Brasil, e medalha de Ouro Grande, com a colecção «Navigation Lines Serving South America 1764 to GPU». Na mesma classe foi entregue o Prémio Portugal a Peter Meyer, do Brasil, com a colecção «The long way to the bull's eyes».

Na Classe de Filatelia Tradicional, o Prémio Alemanha foi para Francisco Melone, de Itália, com a colecção «Naples», e o Prémio Brasil, para João Maria Violante, de Portugal, com a colecção «Portugal Clássico - 1ªs emissões». Quanto ao Prémio Itália, foi entregue ao filatelista alemão Damian Laege, que apresentou a colecção «The Pigeon Mail of Grent Barrier Island - stage setting for the first airmail stamps of the world», na Classe de Um Quadro.

E assim está concluído este grande evento filatélico, que conta já com o local da próxima LUBRAPEX, a 23ª edição que será no Rio de Janeiro.




3 comentários:

  1. A relação dos Prémios está incompleta, ou só publicou os Prémios dos amigos. É preciso ter lata

    ResponderEliminar
  2. A relação dos Prémios está incompleta, ou só publicou os Prémios dos amigos. É preciso ter lata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o Sr. José Manuel Ribeiro Marques pode confirmar, se ler o artigo, não publiquei os Prémios todos, nem de todas as Classes em Competição, limitei-me, por espaço e tempo, a divulgar o Grande Prémio da Lubrapex, e os Prémios Nacionais, de Portugal, Brasil, Itália e Alemanha. O resto da lista, tal como indico no meu blogue, pode ser vista na ligação que deixei para o site da FEBRAF, única entidade filatélica que publicou o Palmarés na íntegra.

      Quanto aos meus amigos, nenhum ganhou os Prémios que eu indico aqui, mas tinha curiosidade em conhecer e ser amigo destes grandes filatelistas.
      Quanto ao seu Prémio da Classe de Maximafilia, com medalha de Ouro, pode divulgá-lo nos seus blogues, mas já agora acrescente todos os outros Prémios.

      Eliminar