quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Livro Evoca a Grande Guerra

Prosseguiu hoje em Lisboa, na Academia Portuguesa da História, como divulguei anteriormente, a segunda parte das Conferências Evocativas do Centenário da Primeira Grande Guerra e do Armistício, uma organização conjunta da Academia Portuguesa da História e da Federação Portuguesa de Filatelia. O objectivo desta iniciativa foi dar a conhecer e assinalar a participação portuguesa do CEP - Corpo Expedicionário Português, e divulgar a História Postal dessa participação com uma mostra filatélica alusiva.

No dia 10 de Outubro, aquando da inauguração da exposição, foi lançado e oferecido aos presentes o livro "100 Anos da Grande Guerra 1914-1918", uma edição conjunta da Academia Portuguesa da História e da Federação Portuguesa de Filatelia, cujas imagens da capa e da contracapa reproduzo aqui, e que mostram algumas peças filatélicas da época. O livro apresenta cinco artigos de fundo e muito ilustrados, dos Académicos: Alexandre Sousa Pinto, "O recrutamento e a mobilização em Portugal para a Grande Guerra (1914-1918)"; de Armando Martins, "Prisioneiros portugueses na Grande Guerra de 1914-1918"; de José Oom do Vale Henriques, "Os serviços veterinários no corpo expedicionário português"; de António Pedro Vicente, Um "retrato" do Corpo Expedicionário Português (CEP); e de Nuno Severiano Teixeira, "A caminho das trincheiras: A entrada de Portugal na Grande Guerra".

As conferências de hoje foram subordinadas aos temas: "Portugal na 1ª Guerra Mundial", a censura da correspondência dos militares portugueses, proferida pelos Drs. Eduardo e Luís Barreiros; e "Fotografia e Fotógrafos na Guerra", do Académico António Pedro Vicente.




Sem comentários:

Enviar um comentário