quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Novos Selos do Brasil

O dia 2 de Outubro, foi o primeiro dia de novas emissões filatélicas dos Correios do Brasil, comemorando os "150 Anos do Nascimento de Mahatma Gandhi", e ao mesmo tempo celebrando os "70 Anos de Relações Diplomáticas Brasil - Índia". E a primeira imagem é uma fotografia dos anos 40, com uma frase de Gandhi que se aplica a todos os tempos e que está sempre actual: «Olho por olho e o mundo acabará cego». Este é um trabalho de design de Jamile Costa Sallum - Correios, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil.

Para a emissão do tema "Relações Diplomáticas", este selo de R$ 1,85, usaram imagens icónicas da arquitectura e da cultura dos dois países, como o Taj Mahal e a Catedral de Brasília, para só referir estes dois grandes monumentos. O trabalho artístico desta emissão foi de Lídia Marina Hurovich Neiva - Correios, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil. O carimbo de primeiro dia é de Brasília.

Mais recentemente, no passado dia 15, lançaram a emissão de três selos auto-adesivos, "História da Computação Brasileira", que mostra os primeiros projectos de computadores nacionais: o "Zezinho", criado em 1961 pelos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, em conjunto com alunos da "Escola Politécnica", da Universidade de São Paulo, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; o "Patinho Feio", um projecto de 1972 do Laboratório de Sistemas Digitais, do Departamento de Engenharia da Electricidade, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; e o "Cobra-530", o primeiro computador totalmente projectado por técnicos brasileiros, criado e industrializado no Brasil. O trabalho artístico dos selos é de Dimas Casco - Correios, e a impressão é da Casa da Moeda do Brasil.





Sem comentários:

Enviar um comentário