sábado, 27 de outubro de 2018

Novidades Numismáticas

Há duas novas emissões de moedas comemorativas de colecção portuguesas que a Imprensa Nacional - Casa da Moeda lançou, que ainda não tinha divulgado, e a primeira imagem é da moeda de Prata Proof "O Trevo de Quatro Folhas", lançada em Setembro, no dia 19, da série Espécies Ameaçadas e que apresenta um trabalho artístico de Catarina Sobral. Esta tem um limite de produção de dois mil e quinhentos exemplares, e a outra versão em Cuproníquel tem limite de produção de sessenta mil exemplares. Parte da receita gerada pela venda destas moedas reverte para um fundo ambiental designado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

No dia 25 de Outubro lançaram outra moeda da série Espécies Ameaçadas, desta vez dedicada à "Águia Imperial", com trabalho artístico de André Carrilho. Esta espécie está classificada como Criticamente em Perigo, existindo actualmente apenas 11 casais a nidificar em Portugal. Também nesta emissão o limite de produção é de sessenta mil para a moeda normal, e de dois mil e quinhentos exemplares para a moeda de Prata Proof, que vemos na imagem.

Outra notícia da numismática é a chegada deste excelente catálogo do Leilão nº 72 de Münzenhandlung Harald Möller GmbH, de Espenau, na Alemanha, e que se realiza nos próximos dias 1 e 2 de Novembro no Hotel Best Western Plus, em Kassel. São mil oitocentos e setenta e quatro lotes de moedas e medalhas de todo o mundo, mas com destaque especial para a área alemã. A capa do catálogo mostra peças de grande qualidade e valor, como é, aliás, toda esta venda que podem comprovar acedendo ao site desta leiloeira alemã.

Os primeiros lotes são de peças da antiguidade, em especial gregas e romanas, seguindo-se todo o leilão de moedas e medalhas da Alemanha de todas as épocas. Há ainda colecções muito interessantes, onde está incluída uma colecção de grande valor e raridade de medalhas de Otto von Bismarck, em mais de quatrocentos lotes. Vejam e participem nesta excelente venda.


Sem comentários:

Enviar um comentário