sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Publicações recebidas - Outubro - II

Estamos a cerca de um mês da realização do maior evento relacionado com a literatura filatélica mundial, a Exposição "ITALIA 2018", inteiramente da Classe de Literatura, que já não acontecia há algum tempo, e que vai ter lugar em Verona juntamente com outras exposições filatélicas locais. Sobre estes acontecimentos filatélicos vou escrever mais adiante, e por agora divulgo publicações que recebi nos últimos tempos, algumas delas vão participar nessa competição mundial.

E as primeiras imagens vêm de Itália, da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", a capa do «quaderno filatelico» nº 137, referente a Outubro, e a primeira página do «il circolo» nº 2, deste mesmo mês, publicações de distribuição aos sócios e às associações da região, e à sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie". As grandes iniciativas conjuntas dos filatelistas dos dois países são destaque nestas duas edições, especialmente o lançamento das peças "Erinnofilas" do Panda Gigante, com a reprodução do artigo que escrevi nesta nossa página, e com um artigo publicado este mês no "L'Echo de la Timbrologie", sobre o mesmo tema. Muitos outros temas são tratados nestas páginas, sempre focados na informação aos coleccionadores e na divulgação da filatelia local e internacional.




Dos Estados Unidos da América chega regularmente o «Topical Time», esta excelente publicação temática da "ATA - American Topical Association", o número 411 (nº 5 do volume 69), referente aos meses de Setembro e Outubro. Na capa podemos ver um coleccionador atento à Exposição Filatélica "StampShow/NTSS 2018", de Columbus, uma realização muito importante para a ATA e para a filatelia americana. Como sempre, apresenta muita informação associativa, e nesta edição grandes reportagens sobre a exposição filatélica anual, que foi um êxito, com artigos de Dale Smith, Presidente da ATA, de Wayne L. Youngblood, editor da revista, e Dawn Hamman, grande filatelista e participante em todas as iniciativas desta grande associação filatélica. A «Topical Time» foi galardoada com "Ouro Grande" nesta última exposição, a primeira vez que chegam tão longe nas medalhas.



A seguir trago o «The Philatelic Journalist» nº 157, referente a Outubro, deste órgão oficial da "AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques", publicação que divulgo pela primeira vez neste espaço. Nesta edição vamos encontrar uma grande reportagem sobre a Exposição "PRAGA 2018", e sobre a "36. Internationale Brifmarken-Börse Sindelfingen", que se realiza nos próximos dias 25 a 27 de Outubro, com palestra/reunião da AIJP no dia 26. A publicação apresenta informação sobre os patrocínios que estão decididos para as próximas exposições, a "ITALIA 2018 - Exposição Internacional de Literatura Filatélica", a "STOCKHOLMIA 2019", a "LONDON 2020" e a "NOTOS 2021". As novas edições dos associados e as regras para exibição de literatura filatélica, num artigo de Wolfgang Maassen, Presidente da Associação de Jornalistas, completam esta edição.



Da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" chegou o número 10 de 2018 do seu órgão oficial, «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», com esta bonita capa que nos mostra correspondência do século XIX, e com algumas chamadas na capa para artigos de fundo que desenvolvem no interior. Um destes destaques vai para "AUSTRIA CUP 2019-2021", uma competição organizada pela federação austríaca, que decorrerá nestes três anos em quatro grupos distintos. Esta é uma informação que será mais desenvolvida no site da federação. Apresenta ainda muita informação, artigos de filatelia temática e de história postal, e o suplemento "ALBUM", com toda a informação das novidades dos Correios da Áustria.

Sem comentários:

Enviar um comentário