sábado, 20 de outubro de 2018

Novidades Filatélicas da Islândia

Eu sei que nestas páginas digitais as imagens de selos são mais atraentes para os coleccionadores, mas a filatelia não é só isso, é também formação e informação, e é com esta diversidade que vou preenchendo este diário de filatelia. Hoje é dedicado às novidades filatélicas dos Correios da Islândia, e aqui estão bonitas imagens desses selos.

O primeiro dia de emissão destes selos foi a 13 de Setembro, e as primeiras imagens são do terceiro grupo de selos que mostra o ecossistema marinho do litoral da Islândia, estes dois selos auto-adesivos com trabalho de design do amigo Örn Smári Gíslason, e fotografias do Instituto de Pesquisa Marinha. O que vemos são esponjas, organismos multicelulares. A seguir vem um selo que assinala os cem anos da Universidade Bifröst, criado em 1918 como o Colégio Cooperativo, e que hoje em dia é uma instituição com várias áreas de ensino. Este é um trabalho artístico de Oscar Bjarnason.

Outro centenário assinalado agora, é da mecanização da agricultura na Islândia, um selo do designer Hlynur Ólafsson, que representa um tractor do início do século XX, um "Avery", que na Islândia passou a chamar-se "Akranes". Passamos da agricultura para a pesca, pois a emissão conjunta "Norden" deste ano representa peixes, espécies destas regiões nórdicas como a Cavala e o Capelin, num trabalho artístico de Hany Hadaya. Por último, temos uma vista espectacular da Islândia, também de emissão conjunta, mas desta vez da "Sepac", com fotografia de Ratnakorn Piyasirisorost e design de Borgar Hjörleifur Árnason, que mostra os Picos de Vestrahorn. Todas estas emissões foram impressas por Cartor Security Printing, de França, e são todos selos auto-adesivos.






Sem comentários:

Enviar um comentário