segunda-feira, 1 de outubro de 2018

O Centenário do Armistício e a Filatelia

Nos últimos quatro anos assinalaram-se por todo o mundo o que foram os anos da Primeira Grande Guerra, com a filatelia a mostrar e a ter um papel preponderante na divulgação às gerações mais recentes do que aconteceu. Estamos quase a chegar à data da evocação do Centenário do Armistício, que aconteceu no dia 11 de Novembro a Norte de Paris, e a Academia Portuguesa de História com a colaboração da Federação Portuguesa de Filatelia, realizam uma exposição e um ciclo de palestras sobre estes temas, em Lisboa.

Será nos dias 10 e 17 de Outubro, como mostro na imagem do programa, com exposições de História Postal e iconográficas sobre a Grande Guerra e a participação portuguesa, das colecções de Eduardo e Luís Barreiros, e de Pedro Marçal Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia. Haverá o lançamento pelos CTT - Correios de Portugal do carimbo comemorativo que mostro na imagem, e a Academia Portuguesa de História lança um catálogo do evento que apresenta a colaboração dos Académicos Manuela Mendonça, Presidente da Academia,  de Armando Martins, Pedro Vaz Pereira, Alexandre Sousa Pinto, Nuno Severiano Teixeira, Pedro Vicente e José Vale Henriques.

As palestras estarão a cargo: no dia 10, do Académico António Ventura, "A Primeira Grande Guerra"; e do Académico Rui Vieira Nery, "O Fado nas Trincheiras dos Portugueses"; e no dia 17, dos Drs. Eduardo e Luís Barreiros, "Portugal na Primeira Guerra Mundial"; e do Académico António Pedro Vicente, "Fotografia e Fotógrafos na Guerra". A Academia Portuguesa de História situa-se na Alameda das Linhas de Torres 198-200, em Lisboa.



Sem comentários:

Enviar um comentário