domingo, 28 de outubro de 2018

Publicações recebidas - Outubro - III

Das publicações recebidas nos últimos dias, começo por apresentar duas periódicas e depois mostro duas mensais, todas do associativismo filatélico internacional, mas prometo que num destes dias vou buscar o novo Boletim do Clube Filatélico de Portugal, que é obra importante da literatura filatélica, e de peso.

E a primeira imagem é da «FEPA News» nº 33 da 2ª série, referente a Junho, que mostra na capa as grandes realizações filatélicas deste ano patrocinadas pela "FEPA - Federation of European Philatelic Associations", e como podem ver são a "EstEx", "PRAGA", "Phila Toscana", "ODESSA", "MALMEX", a "EXFILNA", a "ITALIA 2018" e o Congresso da FEPA que aconteceu na República Checa. Destas realizações internacionais, a "EXFILNA 2018" e a "ITALIA 2018" ainda não aconteceram.

E apresenta com detalhes as grandes exposições europeias e internacionais, as conclusões das reuniões e conferências, a vida associativa das federações europeias e muitas outras notícias, de que destaco a apresentação de um livro de Pedro Vaz Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Filatelia, e a realização da "12ª EuroScout", de Évora.



Da Bélgica chegou «Le Philatéliste Belge» nº 27, referente a Setembro, a publicação periódica da "Societé Philatélique Belge" e da "Academie Royale de Philatélie de Belgique". A capa mostra uma gravura representando Pierre Le Turcq, que faz parte de um artigo de História Postal da autoria de François Clement, com a colaboração de Kees de Baar, sobre a correspondência de dois capitães corsários, Pierre Le Turcq e Nicolaas Jarry, "La Quatrième Guerre Anglaise 1780-1784: L'Histoire de deux Corsaires".

Outros dois textos de história postal compõem a publicação belga, editada pelo eminente filatelista Patrick Maselis, dirigente do Club de Monte-Carlo e da Royal Philatelic Society London, textos muito interessantes de Guy Dutau, "Correspondances illustrées ou ornées ayant voyagé par La Poste Française des origines à 1878 - Deuxième partie: Les correspondances privées", e de Vincent Schouberechts e Yves Vertommen, "Une découverte exceptionnelle relative à l'emission du «Médaillon» - Le plus grand bloc connu du 40 centimes médaillons avec filigrane encadré".



A primeira publicação mensal que trago, é o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - Polski Zwiazek Filatelistów, o «Filatelista» número 10 de 2018 (1152), que mostra na capa os símbolos da Exposição Nacional "POZNAN 2018", que se realizou de 3 a 7 de Outubro. A próxima edição trará, por certo, reportagem desenvolvida sobre esta exposição, mas neste número apresentam o Palmarés dos filatelistas polacos nas exposições "EstEx 2018" e na "PRAGA 2018".

Como refiro sempre, é uma publicação que nos dá a conhecer o bom trabalho dos filatelistas polacos, bons artigos de história postal e estudos sobre emissões e erros, o trabalho com os estudantes e as notícias sobre as novas emissões polacas e do estrangeiro. Nesta edição, os autores Elzbieta e Andrzej Szostakowie, apresentam um texto sobre a história e a filatelia da Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá, com apresentação das emissões filatélicas que tiveram.



A última imagem é do órgão oficial da Federação Filatélica da Coreia do Sul, o «Philatelic Monthly Woopyo» nº 633, referente a Outubro, com esta capa a dar sinal que o Outono já chegou. Mas a carta está lá na imagem, para que as pessoas escrevam, para que o correio circule com selos, para que a filatelia não acabe.

Dedicam sempre uma parte da revista às novidades dos Correios da Coreia do Sul, e nesta edição o destaque vai para o novo selo lançado no dia 12 de Setembro, que recorda a reunião entre os dois líderes das Coreias, e para a emissão comemorativa do "150º Aniversário de Nascimento do General Hong Beom-do (1868-1943)", lendário líder da Independência Coreana. A participação na Exposição "PRAGA 2018", com reportagem detalhada, e os vários artigos temáticos e de estudo postal, assim como as notícias da filatelia coreana e do que vai acontecendo no mundo do coleccionismo, completam a edição deste mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário