segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Publicações recebidas - Outubro - I

A Revista Semestral «Clube do Colecionador» é editada pela Direcção de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal, e esta é o número 2 de 2018, do Ano XXXIII, referente aos meses de Julho a Dezembro, uma publicação que nos dá a conhecer em pormenor os produtos que os Correios comercializam na área do coleccionismo filatélico, mas também de outras áreas, como a numismática e as edições da Imprensa Nacional - Casa da Moeda. A capa mostra ilustrações da série comemorativa dos "130 Anos da 1ª Edição de Os Maias, de Eça de Queiroz", ilustrações de Luiz Duran, que nesta edição da revista são acompanhadas de um bom texto de Guilherme D'Oliveira Martins.

Outros excelentes textos sobre vários temas são apresentados nesta edição, de que destaco "Portugal na Grande Guerra", texto da Direcção de Filatelia dos CTT, ou de António Manuel Gonçalves, "Navegação à Vela", e "Sua Alteza o Aga Khan - Jubileu de Diamante", com texto da Delegação do Imamat Ismaili em Portugal. Relembro que esta publicação é de distribuição gratuita aos sócios do Clube do Colecionador dos CTT.



«Sellos y Mucho Más» é o Boletim do Serviço Filatélico dos Correios de Espanha, e este é o número 53, referente a Setembro, com esta capa que nos avisa que vem aí a "EXFILNA/ECC 2018", de 31 de Outubro a 4 de Novembro, que vai ocupar locais do Centro Histórico de Sevilha, capa que nos mostra uma bonita imagem do Rio Guadalquivir. Em destaque nestas edições estão os últimos selos emitidos, com detalhes técnicos e texto alusivo à emissão, neste caso, as emissões de Julho a Setembro.

Mas apresenta também bons textos de vários temas, relacionados com a filatelia em geral ou com os selos que emitem, e nesta edição encontrei um excelente artigo do amigo Juan Antonio Casas Pajares, Presidente da ASEMA - Asociación Española de Maximofilia, "Descubrir Andalucía viajando a través de los sellos", ilustrado com selos e postais máximos de bonitas zonas e monumentos da Andaluzia. A opinião dos coleccionadores, o programa das emissões do próximo ano e outras informações importantes para os filatelistas, completam esta edição.



Esta última imagem e publicação é da «Insider», edição nº 31 referente ao Outono de 2018, uma publicação periódica do Grupo "Spink & Son - London 1666", um grupo leiloeiro sediado em Londres, mas com escritórios e leilões em Nova Iorque, Suíça, Hong Kong e Singapura, leilões que habitualmente divulgo na rubrica a eles destinada, mas que abrange outras áreas do coleccionismo, como as moedas, notas, medalhas, documentos antigos, acções e obrigações, livros, vinhos e muito mais. Esta publicação, «Insider», apresenta textos sobre colecções ou temas muito importantes nas vendas que efectuam, colecções muito medalhadas ou de grande valor e raridade, mostrando e descrevendo as peças mais importantes.

Apresenta notícias das várias praças onde têm representação, com as iniciativas que organizam, notícias dos próximos leilões em Londres com imagens de algumas peças, textos sobre medalhas, sobre o cinema de Jean Renoir, num texto de Christopher Faulkner, sobre arte clássica grega e outros textos muito interessantes de várias áreas do coleccionismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário