quarta-feira, 12 de junho de 2019

Navios da Eslovénia

Esta é uma série que os Correios da Eslovénia têm vindo a divulgar ao longo dos últimos anos, mostrando navios de carga e turísticos que fizeram, e alguns ainda fazem, parte da frota nacional, com a sua importante contribuição no desenvolvimento económico do país. É o caso do navio de carga a granel "Portoroz IV", que fez parte da frota da empresa Splosna Plovba ente 2011 e 2017, e que aparece agora na emissão de 31 de Maio.

É um bloco filatélico com um selo de €1,51, que o amigo Janko Stampfl, da Eslovénia, enviou neste postal máximo que mostro a face e o reverso, para verem como foi sobreposto o selo na imagem do postal de modo a ficar uma única imagem. É um trabalho artístico do designer Matjaz Ucakar, e impressão da Agencija za komercijalnu djelatnost d.o.o., de Zagreb, Croácia.

Este tipo de navios começou a ser construído em 1968, na Croácia, o "Portoroz I e II", e o terceiro no Japão, todos eles já demolidos para sucata, tendo o quarto sido construído na China, e ainda navega hoje em dia, mas com o nome de John Patmos.

Para além da excelente peça filatélica enviada pelo amigo Janko, mostro o bloco e o FDC enviados pelos Serviços Filatélicos e de Marketing dos Correios da Eslovénia.




Sem comentários:

Enviar um comentário