sexta-feira, 28 de junho de 2019

Publicações recebidas - Junho - III

Mesmo a terminar o mês de Junho, não queria deixar de divulgar as publicações mensais que recebo regularmente, como esta primeira «Filatelista» nº 1160, o número 6 do ano 66, órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów". Apresenta a capa dedicada aos jovens coleccionadores, com saudações pelo Dia Mundial da Criança, e lembrando que ia decorrer de 22 a 25 de Junho a final do 57º Concurso Nacional de Filatelia da Juventude, em Lublin. É importante que os responsáveis pelas organizações filatélicas, e todos nós organizados nas associações olhemos pelo futuro da filatelia, trazendo as crianças e jovens para o coleccionismo. As associações polacas estão a fazê-lo, e as Administrações Postais também têm de ajudar com estas emissões filatélicas que incentivam os mais novos, como estes selos da Finlândia que mostram na capa.

De resto, apresenta as rubricas habituais de história postal, filatelia temática e tradicional, sempre de muita qualidade e ilustradas com peças muito interessantes. Uma outra notícia que destacam é a da realização da Exposição Nacional de Filatelia "Koszalin 2019", que celebrou o Centenário da Vitória da Grande Polónia.



Da "Federação Filatélica da Coreia do Sul" chegou o seu órgão oficial «Philatelic Monthly Woopyo» número 641, publicação que destaca as notícias da filatelia nacional e da área asiática. Temas como o desporto ou a arte estão sempre presentes nestas publicações, e neste mês temos a ciência com um artigo sobre o médico português Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina, apresentando imagens dos selos portugueses que homenagearam este neurocientista.

Nas imagens da capa podemos ver as duas emissões de selos que os Correios da Coreia do Sul lançaram este mês, no dia 5 a emissão de uma série de quatro selos dedicada às espécies de corais em risco de extinção, um trabalho do designer Eun-kyung Park, e a emissão de dois selos que homenageia cantores da música pop coreana, Baek Seol-hee (1927-2010), e Hyeon In (1919-2002), esta posta a circular no passado dia 21. Da filatelia estrangeira destacam a emissão comemorativa francesa do 50º aniversário do primeiro voo do Concorde, o concurso do "Melhor Selo do Tema Música de 2018" e outras notícias, concluindo com textos especializados de aerofilatelia, filatelia tradicional e sobre erros de emissões.

Sem comentários:

Enviar um comentário