quinta-feira, 20 de junho de 2019

Publicações recebidas - Junho - I

Hoje trago para divulgar um excelente lote de publicações do associativismo filatélico que recebo regularmente, como este número 463 do «Boletim do Clube Filatélico de Portugal», que destaca na capa o artigo de António Abreu sobre o "1º Correio Aéreo de Macau directo para Goa e Lisboa, em 27 de Novembro de 1934", vôo realizado pelo Tenente Aviador Humberto da Cruz e pelo 1º Sargento Mecânico António João Gonçalves Lobato, e que começou a 25 de Outubro de 1934 no Campo de Aviação da Amadora, e terminou no mesmo local a 21 de Dezembro. A imagem desta capa é do livro que relata esta grande aventura que começou em Lisboa e foi para Timor, Macau e Goa.

Outros importantes estudos de história postal de Luís Frazão e dos irmãos Eduardo e Luís Barreiros, assim como outros textos completam esta edição, de que destaco: "Portugalia", de John K. Cross, sobre selos estrangeiros que destacam figuras da História de Portugal; "Fausto Rocha e os selos nunca emitidos em Moçambique", de Bento Dias; "Figuras históricas do Sport Lisboa e Benfica vistas através da Mximafilia (2ª Série)", de Américo Rebelo; e "Lares para Crianças na Finlândia e as vinhetas da Luta anti-Tuberculosa", de Mari Manninen, ente outros textos muito interessantes.



A seguir vem a «Topical Time» número 415 - o terceiro número do volume 70, referente a Maio e Junho deste órgão oficial da "ATA - American Topical Association", que nos mostra na capa a fotografia de Aimée Devine, a filatelista distinguida este ano com o Prémio "Distinguished Topical Philatelist", pelo seu grande contributo para a divulgação da filatelia junto dos jovens, pelas páginas web que criou, e pela sua participação na vida associativa da ATA, dos clubes de Janesville e do Wisconsin, onde vive. Este prémio será entregue no grande acontecimento da filatelia americana deste ano, a "American Philatelic Society StampShow/National Topical Stamp Show", em Omaha, de 1 a 4 de Agosto.

Este tema das grandes exposições nacionais também é abordado num artigo de Dale Smith, o Presidente da American Topical Association, e nas muitas informações que a publicação destaca. Entre os temas que apresentam sempre com bons artigos de vários autores, destaco deste número um texto sobre Pontes da Europa, de Michael Burzan, um estudo sobre flocos de neve em selos, de David W. Walker, do Reino Unido, e a habitual crónica "Youth in Topics", de MaryAnn Bowman, entre outros muito interessantes. Um resumo da vida associativa das várias organizações nacionais e internacionais membros da ATA, completam esta edição.



Da Áustria chega mensalmente, e este é o número 6 de 2019 de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine". A capa deste mês não parece nada de filatelia, mas é na realidade uma imagem muito bonita de Bad Ischl e da Pastelaria Zauner, fundada em 1832, que terá emissão de um selo comemorativo no próximo dia 29 de Junho, e ao mesmo tempo a emissão de uma folha de vinte selos personalizados com imagens desta confeitaria austríaca e dos seus doces tradicionais. O título da capa, em tradução simples, refere que estão "A Festejar como no tempo do Imperador".

Outro destaque da capa vai para a Arte Sacra da Áustria, e em especial do Museu da Abadia de Admont, que teve emissão filatélica de um selo no dia 15 de Junho. Na área temática temos um artigo sobre o automobilismo na filatelia, um texto de Rudolf Spieler que trata dos Grandes Prémios de Le Mans, do Mónaco e das 500 Milhas de Indianápolis, e um texto de Armin Haug sobre o "Dia D - a Invasão da Normandia". Há ainda muita informação das associações filatélicas austríacas e dos produtos que criam para as manifestações filatélicas, e calendário detalhado das exposições e feiras nacionais e internacionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário