terça-feira, 24 de setembro de 2019

Novidades de Liechtenstein

As comemorações do quinto centenário da Viagem de Circum-Navegação de Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano estão a chegar à filatelia de alguns países, como acontece com os Correios de Liechtenstein que puseram a circular no passado dia 2 de Setembro este bloco filatélico com três selos que mostra o navio "Victoria", a única nau que regressou a Espanha a 6 de Setembro de 1522 comandada por Juan Sebastián Elcano, de cinco naus que partiram de Sanlúcar de Barrameda. O selo do meio, de 2,80 francos suíços, representa Fernão de Magalhães (1480-1521), o navegador português que não chegou a concluir a viagem de circum-navegação, e o selo de 2,20 que representa a batalha onde Magalhães perdeu a vida, nas Filipinas. É um trabalho de design de Hans Peter Gassner, de Vaduz, e a impressão é de Gutenberg AG. Foram ainda editados postais com imagens náuticas e o sobrescrito de primeiro dia.



Edifícios antigos é o tema comum deste ano das emissões "SEPAC", e esta novidade dos Correios de Liechtenstein, posta a circular no dia 2 de Setembro, como todos os outros selos desta data de novidades, mostra a "Casa Vermelha", de Vaduz, uma mansão construída no século XVI e que pertence à família Rheinberg desde 1807. É um trabalho artístico de Sereina Giger, de Buchs, e impressão de Joh. Enschedé Security Print, da Holanda, que executou os trabalhos de impressão das restantes emissões.



As outras duas emissões são destes três selos representando esculturas antigas do artista italiano Pier Jacopo Alari-Bonacolsi (1455-1528), num trabalho de design de Silvia Ruppen, de Mauren. Há também esta série de dois selos com vistas de Triesen, um trabalho artístico de Karin Beck-Söllner, de Planken, apresentado ainda em postais ilustrados para máximos.




Sem comentários:

Enviar um comentário