sábado, 21 de setembro de 2019

Publicações recebidas - Setembro - I

Venham daí comigo ver algumas das excelentes publicações da filatelia mundial que chegam regularmente à minha caixa de correio. E as primeiras imagens são do «quaderno filatelico» nº 148, a publicação mensal da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", neste mês em que se juntaram para reuniões bilaterais, e também para a inauguração da nova sede da associação, como podem ver na segunda página com Luigi Santini e André Feller, presidentes das duas associações.

O destaque deste mês é a filatelia relacionada com o pugilista italiano Primo Carnera - O Bom Gigante (1906-1967), Campeão do Mundo de Pesos-Pesados, aqui homenageado pelos amigos italianos com este artigo das primeiras páginas, de Massimo Santonastaso, e com outro de Luigi Santini. Outros artigos e informações da vida associativa de Falconara e do Marche, completam esta edição.




Da Polónia chega mensalmente o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", e este é o número 1163, referente a Setembro de «Filatelista», com esta manchete dedicada ao estudo da filatelia do período da Segunda Guerra Mundial, com a correspondência enviada de Zarzecze, perto de Jaroslaw, em 1944, um artigo do filatelista Leslaw Schmutz. Esta publicação traz sempre vários estudos de história postal sobre estes períodos conturbados da Polónia e da Europa, trabalhos que enriquecem o conhecimento sobre esta área da filatelia.

Agnieszka Magiera, a Chefe de Redacção desta publicação polaca, apresenta um artigo sobre o processo de impressão em talhe-doce, assim como entrevistas a jovens filatelistas do "57º Concurso Nacional de Filatelia Juvenil - LUBLIN 2019". Outros temas e estudos completam esta edição de Setembro.



«Le Moniteur du Collectionneur» número 3 de 2019, é o órgão oficial da "Fédération des Sociétés Philatéliques du Grand-Duché de Luxembourg", publicação que divulga a vida associativa destes filatelistas e da sua participação nas competições internacionais, como aconteceu na "CHINA 2019" e na "STOCKHOLMIA 2019", esta última com a participação dos filatelistas Lars Boettger e Jean Herr que obtiveram medalhas de vermeil.

O próximo fim-de-semana, de 27 a 29 de Setembro, vai ser de comemoração do "Dia do Selo 2019", que este ano é celebrado em Steinsel, numa organização de Cercle Philatélique CEPHILCO, que conta com a participação dos Serviços Filatélicos dos Correios do Luxemburgo, com carimbo comemorativo especial. Outra importante exposição acontece em Mamer, nos dias 12 e 13 de Outubro, é o "30º Dia da Maximafilia", uma organização do Cercle Philatélique Mamer. Outras notícias e artigos completam esta edição.



Da Áustria chega mensalmente o órgão oficial da Federação Filatélica Austríaca - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», e este é o número 9 de 2019. A área vinícola de Kamptal é tema de artigo filatélico e de imagem de capa, nesta altura em que se fazem as vindimas e que o vinho é notícia. Também as grandes comemorações filatélicas que acontecem na sede da federação e nos seus espaços expositivos, têm chamadas na capa e desenvolvimento no interior.

As iniciativas filatélicas das várias associações federadas são sempre bem divulgadas nestas publicações, assim como o programa de emissões dos Correios da Áustria e toda a informação de produtos lançados para comercialização. Bons artigos de história postal e da filatelia temática estão sempre presentes nestas excelentes publicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário