segunda-feira, 21 de junho de 2021

Arte em Biombos e outras Emissões Marroquinas

 A Arte em Biombos é o tema da emissão filatélica lançada hoje, dia 21 de Junho, pelos Correios de Marrocos - Barid Al-Maghrib que aproveitaram a realização da 2ª Exposição de Biombos organizada pelo Syndicat Marocain des Arts Plastiques et de la Photographie (SMAPP). Esta arte milenar da pintura de biombos é originária da China, quando aparece nas famílias nobres da Dinastia Zhou, tendo-se difundido a seguir por todo o mundo. Os Correios Marroquinos já tinham lançado uma emissão deste tema em 2011, um bloco de quatro selos que reproduziu obras de uma exposição internacional. Estes selos de hoje têm trabalho artístico de El Batoul Bargach e M'Hammed Jirari, e impressão de Philaposte, de França, que fez os outros trabalhos de impressão que mostro hoje.



No dia 31 de Maio puseram a circular este selo que assinala o "Dia Mundial sem Tabaco", para sensibilizar sobre os efeitos nocivos e mortais da exposição ao tabagismo, com as doenças respiratórias e cardiovasculares, o cancro e a diabetes, entre outras doenças que surgem devido ao consumo de tabaco. É um trabalho artístico de Noureddine Noury que destaca o lema "Uma Sociedade Feliz sem Tabaco".

No dia 21 de Maio assinalaram os 50 anos da "Expedição RA II", que partiu do Porto de Safi organizada pelo explorador norueguês Thor Heyerdahl, e que chegou às Antilhas ao fim de 57 dias de navegação com uma tripulação de oito homens de diferentes nacionalidades e religiões, demonstrando que é possível a coexistência entre os seres humanos no respeito pelas crenças de cada um. O selo tem trabalho artístico de Mohammed El Ouanti.





O "Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho" foi assinalado com esta emissão filatélica, posta a circular no dia 28 de Abril e com trabalho artístico de Mohammed El Ouanti. Ainda em Abril lançaram as duas carteiras de selos auto-adesivos que mostro nas últimas imagens, a carteira de dez selos com a Efígie do Rei, e a carteira com cinco selos de flores. 





Sem comentários:

Enviar um comentário