sexta-feira, 18 de junho de 2021

Espécies Ameaçadas em Selos das Nações Unidas 2021

 A Administração Postal das Nações Unidas divulga através das suas emissões filatélicas, há mais de vinte cinco anos, as espécies da fauna e flora selvagens que necessitam de protecção. A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem (CITES) reúne actualmente 183 Estados Partes, com o objectivo de garantir que o comércio de espécies não ameace a sua sobrevivência. A filatelia das Nações Unidas mostra-nos imagens muito bonitas, mas também serve de alerta para podermos denunciar práticas abusivas contra a natureza.

No dia 7 de Abril lançaram esta emissão de doze selos, quatro para cada sede da ONU, que representam nos selos de Nova Iorque com o valor facial de US $ 1,20 cada: o "Waigeou cuscus" (Spilocuscus papuensis), uma espécie de marsupial endémico da Indonésia; o "Melífero de tufos amarelos" (Lichenostomus melanops cassidix), uma ave passeriforme da Austrália; a planta carnívora "Dionaea muscipula"; e o crocodilo americano (Alligator mississippiensis). Os selos para a sede de Genebra, com o valor facial Chf. 1,50, mostram: o "Mico-Leão-da-cara-dourada" (Leontopithecus chrysomelas), endémico do Brasil; o "Grande bilby" (Macrotis lagotis), uma espécie australiana em risco de extinção; o "Lémure de cauda anelada" (Lemur catta), uma espécie endémica de Madagáscar; e "Caladenia huegelii", a orquídea grande aranha, da Austrália.

A última imagem é dos quatro selos da sede de Viena, com o valor facial de € 0,90 cada, que mostram: o "Papagaio-de-barriga-laranja" (Neophema Chrysogaster), endémico da Austrália; a "Babirusa" (Babyrousa babyrussa), uma espécie de suíno encontrada em algumas ilhas indonésias; o "Canguru Wallaby" (Onychogalea fraenata); e a planta "Lepanthes telipogoniflora", endémica da Colômbia. A emissão tem trabalho artístico de Juan Carlos Alonso, design de Rorie Katz e impressão de Royal Joh. Enschedé Security Print, dos Países Baixos.




  

Sem comentários:

Enviar um comentário