sexta-feira, 25 de junho de 2021

Os Selos Franceses de Abril - I

 A primeira edição do "Le Petit Prince" (O Principezinho), escrito e ilustrado por Antoine de Saint-Exupéry, surgiu em França há 75 anos nas edições Gallimard, obra que tem atravessado estas décadas com milhares de edições e milhões de leitores em todo o mundo. Para assinalar esta data, os Correios de França - La Poste emitiram no dia 12 de Abril este selo que tem trabalho de design gráfico de David Benmussa, e a ilustração de Antoine de Saint-Exupéry. Mostro também a folha de quinze selos, que tem esses belíssimos desenhos nas bandas laterais.



No dia 6 de Abril, com pré-lançamento a dia 2, puseram a circular este selo de Correio Aéreo de homenagem a Claire Roman (1906-1941), e a Pierre Clostermann (1921-2006), dois pilotos aviadores que se distinguiram no seu tempo, ela como primeira piloto da Força Aérea Francesa, e que morreu como passageira numa ligação aérea entre Vichy e Pau. Pierre Clostermann nasceu em Curitiba, pois seu pai era diplomata no Brasil, e também participou na Segunda Guerra Mundial como piloto da Força Aérea Francesa Livre. É um trabalho de ilustração de Benjamim Freudenthal e gravação de Claude Jumelet, baseado em fotografias dos arquivos da família Clostermann e do Ministério da Cultura. A emissão é apresentada em folha com doze selos e folha miniatura com dez.



Ainda no dia 6 lançaram o selo da série turística que destaca a Cidade de Pont-en-Royans, em Isère, famosa por suas casas suspensas, uma arquitectura medieval do século XVI classificada como Monumento  Histórico. É um trabalho de ilustração de Alain Bouldouyre. A última imagem é do selo que comemora o "Bicentenário do Nascimento de Charles Baudelaire (1821-1867)", o poeta, ensaísta e crítico de arte francês. É um trabalho artístico de Patrick Dérible e gravação de Elsa Catelin, deste selo que foi posto à venda no dia 12, mas com pré-lançamento no dia 9 de Abril no Le Carré d'Encre. 



 

Sem comentários:

Enviar um comentário