segunda-feira, 28 de junho de 2021

Publicações recebidas - Junho - II

 Continuando com a divulgação das excelentes publicações filatélicas que recebi este mês, hoje trago a «Revista Eletrônica da FILABRAS» número 9, referente aos meses de Maio e Junho com manchete para os temas tratados na publicação, como o tema das classes filatélicas, as colecções gerais e os websites, a "FILANANIAS 2021", e a contribuição com as suas opiniões de Roberto Assef, o Presidente da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos. Este é o órgão de divulgação da "FILABRAS - Associação dos Filatelistas Brasileiros, de que deixei aqui a ligação à sua página no Facebook, mas em breve terá um website próprio para que todos possam consultar.

Entre os vários temas, sempre muito bons e bem tratados, destaco sobre o comércio filatélico e a importância na ajuda aos coleccionadores, e também destaco o terem introduzido alguns artigos com tradução para inglês, um trabalho do amigo Niall Murphy que apresenta um excelente trabalho sobre websites e a sua inclusão em exposições filatélicas, e sobre a Virtuafil, a plataforma para exposições virtuais. Outros temas e notícias de grande interesse e actualidade completam esta edição que é enviada aos sócios.


O «quaderno filatelico» número 167, referente a Maio, é a publicação de divulgação do "Circolo Filatelico" de Falconara, de Itália, e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", duas associações que desenvolvem esforços para o progresso da filatelia com o trabalho de vários coleccionadores, de que destaco os amigos Luigi Santini, André Feller e Nello, entre outros. A primeira página destaca um artigo de Massimo Santonastaso sobre o terramoto de 1908 que atingiu violentamente Messina e Calábria, aqui recordado com selos de Itália e da Rússia, país que ajudou na altura com barcos que navegavam naquela zona.

Nesta edição homenageiam a Senhora Rosalba Pigini, secretária do Circolo Filatelico Numismatico "F. Matassoli", de Castelfidardo, que foi nomeada Directora Internacional da "Local Post Collectors Society", uma associação americana dedicada ao Correio Local, sendo por isso uma grande distinção para a filatelia italiana e para estes amigos. Outros artigos e notícias do associativismo completam esta edição, que destaca ainda as dificuldades que estão a passar, até mesmo para a realização de iniciativas que estavam programadas.


Outra publicação mensal é «Filatelista», o órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów" número 1184, deste mês de Junho com destaque na capa para as homenagens que estão a realizar este ano ao trabalho do designer e gravador Slania, aqui com um artigo de Zygmunt K. Jagodzinski. Outra chamada na capa vai para as mudanças no Museu Postal e de Telecomunicações. Outro destaque vai para a crise pandémica que afectou a vida associativa, e consequentemente os plenários, assembleias e respectivas eleições dos corpos sociais dos clubes e associações de coleccionadores.

Ao longo de vários meses incluíram textos e imagens da velha Varsóvia, comparando com imagens actuais, uma colaboração com a Associação de Filatelia e Cartofilia "Varsaviana" que termina nesta edição com a história da Praça Pieciu Rogów. Da autoria de Marian Wawrzynkowski temos sempre bons textos e estudos sobre os períodos das guerras na Europa, desta vez a segunda parte do artigo sobre a utilização do Árctico pelas tropas aliadas, com imagens de peças filatélicas desse período relacionadas com o tema. Muitos outros artigos e notícias completam esta edição.


A última revista que vos mostro, pois ainda vão ficar algumas para os próximos dias, é o órgão oficial da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", o «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» número 6, com esta capa que relembra os 110 anos da Exposição "WIPA 1911". Este é o ano do centenário da federação, que vai ser comemorado com a realização em Setembro da "MULTILATERAL / ÖVEBRIA", em Vaz, St. Pölten, com a participação de Administrações Postais dos seis países, expositores, comerciantes filatélicos e a organização da Federação Austríaca.

Apresentam sempre bons artigos de história postal e filatelia temática, para além de muita informação da vida associativa austríaca, e dos produtos lançados no mês pelos Correios da Áustria. Alguns dos temas apresentados: o recorde atingido na venda de um selo no leilão de Merkurphila, em Viena; a já referida exposição "WIPA 1911", que assinalou o XXIII Dia da Filatelia Alemã; o tema do design austríaco nos selos postais; a marcofilia nas colecções temáticas, e muito mais.


Sem comentários:

Enviar um comentário