quinta-feira, 3 de junho de 2021

Emissão Europa - Fauna em Perigo - III

 Vamos proteger as espécies ameaçadas! A emissão "Europa 2021" tem esse objectivo, e os Correios de França decidiram mostrar no seu selo várias espécies, como a borboleta Mélibée, o lince-euro-asiático, a cabra selvagem ibérica, o réptil Gecko verde de Manapany, endémico da Ilha da Reunião, e o vison-europeu. Estas são algumas das espécies que estão listadas no livro vermelho do Comité Francês da União Internacional para a Conservação da Natureza. O trabalho de ilustração e grafismo foi de Broll & Prascida, o design do carimbo é de Florence Gendre, e o primeiro dia de emissão foi a 7 de Maio.



Os Correios da República Checa lançaram no dia 21 de Abril este selo que retrata o gato selvagem, uma espécie rara no país. As diferenças estre esta espécie e o gato doméstico estão no tamanho, que é maior no selvagem, e também na pelagem mais longa e grossa. O trabalho artístico é de Jaromír e Libuse Knotek, e a impressão foi de Tiskárna Hradistko, da República Checa.


Os Correios de Luxemburgo puseram a circular no dia 11 de Maio estes dois selos, representativos da fauna em perigo de extinção naquela zona, como o morcego-orelhudo (Myotis myotis), que sofre com a redução do seu habitat natural, e o furão europeu (Mustela putorius) que vê reduzido o seu espaço e meios de sobrevivência com a intensificação da agricultura e redução de zonas húmidas. É um trabalho de design de Johan de Crem, tem grafismo de Ierace + Dechmann + Partners, e impressão de Cartor Security Printing, de França.



Os Correios de Chipre também lançaram emissão de dois selos, posta a circular no dia 6 de Maio com trabalho artístico de Anna Fotiadou, e impressão de Baltic Banknote High Security Printing, da Letónia. Os selos mostram a abelha cipriota (Apis mellifera cypria) endémica da zona mediterrânica, e a foca-monge mediterrânea (Monachus monachus) com uma população muito reduzida, estimando-se que em Chipre vivam 19 animais.



A votação para o melhor selo "Europa 2021" já está em marcha, numa organização de PostEurop que podem participar a partir desta ligação directa.


Sem comentários:

Enviar um comentário