quinta-feira, 17 de junho de 2021

Novas Emissões Portuguesas em Junho - I

 Ontem foi dia de emissão filatélica dos CTT - Correios de Portugal, para comemorar a "Descoberta da Antárctida", e hoje foi lançada a emissão "Memória do Holocausto", para homenagear portugueses que puseram a sua vida em risco para ajudar vítimas da perseguição nazi. E os primeiros dois selos e bloco filatélico representam o oficial da Marinha Russa Fabian Gottlieb von Bellingshausen (1778-1852) e o seu navio Vostok, que em 1820 avistou as costas da Antárctida. Estava assim descoberto o continente mais meridional do nosso planeta.

O selo de €0,54 mostra o navio Vostok num óleo sobre tela de Mikhail Semyonov, de 1949, do acervo do Museu Naval de St. Petersburg, e a agulha de marear, de fabrico português do séc. XIX, do Museu de Marinha. O selo de €0,84 mostra o oficial e explorador, e um óculo que também faz parte do acervo do museu português. A imagem do bloco é uma representação gráfica da Antárctida de Pedro Ferreira, o autor do trabalho de design desta emissão. A impressão é dos Correios da Bélgica - Bpost Philately & Stamps Printing.




A emissão "Memória do Holocausto" foi lançada hoje, dia 17 de Junho, estes cinco selos e um bloco filatélico com trabalho de design do Atelier B2 Design, que se baseou em fotografias e documentos de várias entidades ligadas à diplomacia, à Fundação Aristides de Sousa Mendes, às Comunidades Israelitas de Lisboa e Porto e outras. A memória e homenagem vai para o Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, para Carlos Sampaio Garrido, Embaixador de Portugal na Hungria, Alberto Teixeira Branquinho, Encarregado de Negócios em Budapeste, para o Padre Joaquim Carreira, Reitor do Pontifício Colégio Português, em Roma, e José Brito Mendes, emigrante que vivia em nessa altura em França e que salvou uma criança judia. O trabalho de impressão da emissão foi de Cartor Security Printing, de França







.

Sem comentários:

Enviar um comentário