terça-feira, 22 de junho de 2021

Publicações recebidas - Junho - I

 Vamos descobrir algumas das excelentes publicações da filatelia mundial que recebi nos últimos tempos, como o órgão oficial da "Federação Portuguesa de Filatelia - APD", «Filatelia Lusitana» número 41 da Série III, com a capa a destacar o artigo dos Drs. Eduardo e Luís Barreiros, "Guerra Colonial 1961-1974 - O Serviço Postal Militar no ano em que se assinala os sessenta anos do início da guerra", um estudo muito interessante com a História do SPM em cada uma das ex-colónias, estatísticas, fotografias dos elementos de cada serviço e muitos exemplos de cartas e aerogramas.

Para além das notícias federativas e da área dedicada à literatura filatélica que recebem, apresentam outros excelentes artigos: de Bento Grossinho Dias, "De Segura a Registada - A longa evolução das marcas do Correio Registado"; de João Violante, "D. Pedro V - Cabelos Anelados - Os cunhos do selo de 5 reis"; de Klime Popovski, "A 2ª Guerra Mundial na Jugoslávia"; de Luis Frazão, "O roubo da correspondência do Algarve na década de 30 do século XIX"; e do Dr. Jorge de Oliveira, O Dia "D" na Filatelia. Um outro destaque nesta publicação vai para a atribuição do "Galardão de Filatelista Eminente" a João Violante e João Soeiro, a mais alta distinção da Filatelia de Portugal, que foi proposta pelo Clube Filatélico de Braga, e aprovada pelo Congresso da Federação Portuguesa de Filatelia.


A publicação «The Philatelic Journalist» número 164, é o órgão de divulgação da "AIJP - Association Internationale des Journalistes Philatéliques", que destaca na sua capa a grande Exposição Internacional que se realiza este ano, a "NOTOS 2021" que acontece na Grécia no próximo mês de Novembro, e que para além de ser a principal exposição que não foi adiada nesta onda pandémica, tem o patrocínio da AIJP e da FEPA - Federação Europeia de Associações Filatélicas, e o reconhecimento da Federação Internacional de Filatelia.

Outras exposições que contam com o patrocínio da AIJP são a "LONDON 2022", que se realiza em Fevereiro, a "HELVETIA 2022" que se realiza em Maio, em Lugano, e a "IBRA 2023" que iria ser este ano, mas que teve adiamento. A "MonacoPhil" foi outra exposição adiada para 2022. Wolfgang Maassen, o Presidente da Associação de Jornalistas Filatélicos, escreve sobre estes adiamentos e também sobre questões relacionadas com a literatura filatélica e as imagens e o direito das imagens, e um artigo sobre peças filatélicas falsas e falsificadores. Outros artigos e notícias muito interessantes completam esta edição.


O «Le Philatéliste Belge» número 37 é a publicação periódica da "Académie Royale de Philatélie de Belgique", e da "Société Philatélique Belge", publicação editada pelo eminente filatelista Patrick Maselis, Presidente do Club de Monte-Carlo e um dos últimos presidentes da Royal Philatelic Society London. A chefiar a redacção está outo excelente filatelista, Philippe Lindekens que nos dá bons artigos de história postal belga e não só de outros autores especializados em várias áreas. A capa mostra um envelope de carta dos Correios de Itália dos finais do século XVIII, que era impresso em Florença pelos comerciantes Nicolas Pagni e Lorenzo Bardi.

Entre os vários artigos apresentados nesta edição, destaco: de Daniel Goffin, "Le courrier provisoire d' Armand Berhaut (suite)"; de Robert Lisabeth, "Une lettre en période de guerre partie de Vlissingen décembre 1809"; de Hugo Broekmans, "La griffe «port payé» dans la période préphilatélique belge 1830-1849"; e de Marc Symens, "La plus ancienne lettre adressée à un marchand de timbres". Outros artigos e destaques da literatura filatélica recebida, completam esta edição no ano em que comemoram o centenário que foi assinalado com uma edição especial que divulguei nestas páginas.


Sem comentários:

Enviar um comentário