sexta-feira, 12 de outubro de 2018

IX Jornadas Nacionais de História e Filatelia

A Academia de Marinha, em Lisboa, vai receber no dia 25 de Outubro as "IX Jornadas Nacionais de História e Filatelia", subordinadas ao tema «O Mar nas Peças Filatélicas». É uma organização conjunta da Academia de Marinha, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, e da Federação Portuguesa de Filatelia. A Jornadas vão decorrer durante todo o dia e são abertas aos interessados, bastando fazer inscrição para a Academia de Marinha até ao dia 18 de Outubro.

Neste dia haverá várias conferências sobre o tema do Mar, e em íntima relação com a filatelia, começando logo pela intervenção do Dr. Adriano Moreira sobre o tema "Portugal: Cais de Embarque". É apresentado aos convidados e público presente um Salão de Filatelia da Temática Marítima, com as colecções de: Francisco Geada Sousa, "Expansão Portuguesa Ultramarina"; de Júlio Maia, as colecções "Navegadores e Navios na Época dos Descobrimentos Portugueses (sécs. XV - XVI)", e "Do Reino Unido para Portugal: Correio Transportado por Paquetes Ingleses (1802-1859)"; de Isabel Vieira, "80 Anos de Correio Marítimo Portugal-Brasil 1797-1877"; e de Herlander Valente Zambujo, "Portugal na sua relação com o Mar". Haverá também lançamento de carimbo comemorativo.

Os temas das conferências são: "Do Mar Oceano ao Mar Português"; "Medicina, Farmácia e Marinha"; e "À Descoberta dos Mares". Alguns dos oradores destes temas são Isabel Maria Freitas Valente, João Rui Pita, Pedro Vaz Pereira, da Federação Portuguesa de Filatelia, Ana Leonor Pereira, Júlio Maia e João Soeiro, entre outros.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. As Jornadas realizam-se no edifício da Marinha, Rua do Arsenal, em Lisboa, como consta na ficha de inscrição aqui reproduzida.

      Eliminar
  2. Qual o horário das Jornadas?
    Aguardo a vossa informação.
    Os meus agradecimentos.
    António Marreiros

    ResponderEliminar
  3. O horário das Jornadas é das 9h30 às 19h

    ResponderEliminar