domingo, 3 de fevereiro de 2019

Estilos Arquitectónicos Franceses

Aí está uma boa forma de ver e conhecer a arquitectura e os estilos de monumentos históricos franceses, é a emissão "História dos Estilos - Arquitectura - França" que os Correios de França - La Poste lançaram ontem no "Le Carré d'Encre", e que estará para venda a partir de amanhã, 4 de Fevereiro, nos postos de correio habituais. É esta carteira de doze selos auto-adesivos com trabalho gráfico de Étienne Théry, e valor facial de carta prioritária, que equivale a €1,05.

Vamos ver esses monumentos e estilos: a Capela de Santa Maria de Nevers, de estilo barroco, com fotografia de Franck Guiziou; o Castelo de Vitré, medieval, com fotografia de Bertrand Rieger; a Salina Real de Arc-et-Senans, do séc. XVIII, do arquitecto Claude Nicolas Ledoux, com fotografia de Hervé Hugues; a Igreja de Saint-Nectaire, em estilo romano, no Puy-de-Dôme, com fotografia de Gregory Gerault; o Castelo de Chambord, do séc. XVI, estilo renascença, com fotografia de Patrick Escudero; o Grand Palais, de Paris, com fotografia de Bertrand Gardel; a Catedral de Notre-Dame, de Strasbourg, de estilo gótico, com fotografia de Denis Bringard; o Pavilhão do Relógio do Louvre, em estilo clássico, do séc. XVII, com fotografia de Maurizio Borgese; a Maison Carrée, de Nimes, em estilo romano, com fotografia de René Mattes; a Catedral de Saint-Front, em Périgueux, estilo romano, mas com reconstrução no séc. XIX pelo arquitecto Paul Abadie, com fotografia de Bertrand Rieger; a Igreja de Notre-Dame-des-Champs, de Avranches, do séc. XIX e estilo neogótico, com fotografia de Christian Guy; e o Museu-Biblioteca de Grenoble, do séc. XIX, e estilo neo-clássico do arquitecto Charles-Auguste Questel, com fotografia de Franck Guiziou. E aí estão os selos, que são quase uma aula de história da arte e arquitectura.




A eleição do "Melhor Selo Francês de 2018" está aberta à vossa votação. É a 28ª edição desta eleição anual, disponível de 14 de Janeiro a 13 de Abril nesta ligação que deixo "AQUI", e que podem votar em cinco categorias: os selos, os blocos de selos, os carnets, as folhas temáticas e os carimbos. Estão em jogo cem lotes de prémios para os votantes, e por isso aproveitem. Entrem no site e votem no "Melhor Selo Francês de 2018".

Sem comentários:

Enviar um comentário