terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Publicações recebidas - Fevereiro - III

Walt Whitman (1819-1892), poeta e jornalista, considerado o pai da moderna poesia americana, é a imagem da capa da «Topical Time» nº 413, referente aos meses de Janeiro e Fevereiro, a publicação da filatelia temática e órgão oficial da "ATA - American Topical Association". Esta é a imagem que aparece no selo que os Correios dos Estados Unidos emitem para comemorar os 200 anos do nascimento do poeta, uma imagem baseada na fotografia de Frank Pearsall, de 1869. Um dos artigos desta excelente publicação é dedicado ao aniversário de Walt Whitman, com autoria de Cleve Delvaux, ilustrado com selos sobre o poeta americano.

Entre muitos outros artigos e temas, destaco o de Vera Felts, Directora Executiva da ATA, sobre o voluntariado na associação, um importante contributo para a vida associativa e para a divulgação da filatelia. Ainda um tema desenvolvido por George DeKornfeld sobre morcegos, muito ilustrado com selos e carimbos comemorativos, e sobre os barcos que nunca navegaram, uma série das Ilhas Salomão aqui tratada por Frederick C. Skvara.



Já a capa da publicação mensal «Filatelista» nº 2 do ano 66, referente a Fevereiro, o número 1156 deste órgão oficial da União dos Filatelistas Polacos - "Polski Zwiazek Filatelistów", mostra o primeiro bloco filatélico do mundo em forma de nota de banco, uma emissão de 25 de Janeiro comemorativa dos 100 anos da Casa Impressora Polaca, um trabalho artístico de Agnieszka Próchniak e Przemyslaw Krajewski, impresso em talhe-doce. Esta é outra excelente publicação da filatelia polaca e mundial, sempre com muita informação do associativismo e artigos de grande qualidade da filatelia temática e da história postal.

Para além desta emissão que destacam na capa, dão notícia de outras emissões lançadas pelos Correios da Polónia e de outras Administrações Postais, assim como uma boa relação da marcofilia comemorativa e de primeiro dia da Polónia. Há ainda um resumo sobre a participação dos filatelistas da Polónia na Exposição Mundial "THAILAND 2018", um artigo do Comissário Nacional Jacek Kosmala, e reportagens de reuniões e aniversários de clubes e associações, com fotografias das iniciativas e peças filatélicas editadas para as comemorações.



A última publicação da divulgação de hoje é o órgão oficial da "Federação Filatélica da Coreia do Sul", «Philatelic Monthly Woopyo» nº 637, referente a Fevereiro, com chamada na capa para as emissões filatélicas deste mês, dos Correios da Coreia do Sul, uma série posta a circular no dia 19, imagens de microscópio, e o selo que assinala o Centenário do Movimento Independentista, que será lançado nesta quinta-feira, dia 28. Sobre estes selos apresentam artigos com descrição pormenorizada do tema e da história relacionada com a comemoração.

Há ainda muitos outros excelentes artigos sobre vários temas da aerofilatelia, da filatelia temática, da história postal, da filatelia nepalesa, sobre cartões de Natal de solidariedade e muitos outros temas, assim como informação da vida associativa destes filatelistas e suas organizações, e algumas notícias e destaques da filatelia internacional. O 75º Congresso da Federação Internacional de Filatelia e a eleição do novo Presidente desta entidade máxima da filatelia mundial, Bernard Beston, é outro destaque desta publicação mensal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário