quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A Festa dos Selos em França

O fim-de-semana de 9 e 10 de Março vai ser de festa filatélica em toda a França, é o "Dia do Selo 2019" em mais de oitenta cidades, com lançamentos de selos, carimbos comemorativos, iniciativas para os mais novos, feiras e exposições para todos os coleccionadores. Mas não é só na próxima semana, pois na segunda semana de Março, de 14 a 16, Paris vai receber os filatelistas de França e de muitos países para mais um "Salão Filatélico da Primavera". Deve ser bom ver tanta animação à volta da filatelia.

Os Correios de França lançam este selo e bloco filatélico que representam a elegância dos carros franceses, o Citroën Type A 10HP, o primeiro modelo concebido por André Citroën, e que foi comercializado entre Junho de 1919 e Julho de 1921, e o bloco com o selo Citroën Traction, produzido entre 1934 e 1957, e bastante conhecido em todo o mundo pela exportação e pelas imagens do cinema, pelas imagens da ocupação alemã e da resistência na Segunda Guerra Mundial. É um trabalho artístico de Serge Jamois, baseado em fotografias de François Renaud le Blan, e grafismo de Marion Favreau. Aquilo que mostro na imagem é o cartaz da "Festa do Selo", com as ilustrações do selo e bloco.

Quanto à animação filatélica, das exposições, feiras, conferências e outras iniciativas, estarão a cargo das associações locais dirigidas pela FFAP - Fédération Française des Associations Philatéliques, em colaboração com a Adphile - Association pour le Developpement de la Philatélie. Até um passeio em automóveis antigos haverá nestes dias, tudo isto para descobrirem nos sites dos organizadores. Festa é festa!

Sem comentários:

Enviar um comentário