Hoje trago outras excelentes publicações do associativismo filatélico que chegaram neste mês de Fevereiro, como a «Apuntes de Maximofilia» nº 56, referente a Dezembro de 2018, o órgão oficial da "ASEMA - Asociación Española de Maximofilia", que apresenta na capa o postal máximo que assinala o centenário do nascimento da poetisa espanhola Gloria Fuertes.
Dá-nos sempre vários artigos da maximafilia e da filatelia em geral, como estes que destaco hoje: "Fecha de edición de la primeras tarjetas postales ilustradas (IV) de los editores Hauser y Menet", de Juan Antonio Casas Pajares, Presidente da Associação; "Lo que da de sí un sello", de Paco Velázquez, lº Vice-Presidente da Associação e Director da publicação, sobre os postais máximos que realizaram com o selo de Toledo; do maximofilista português e sócio da Associação, Américo Lopes Rebelo, com o artigo "La paloma de Nicobar vista a través de la maximofilia"; e "El plácer de realizar una tarjeta máxima", de Pedro Pastor, entre outros artigos de grande interesse e muita informação das exposições e classificações dos sócios, e mais informação da vida associativa.
Dos amigos italianos da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara" e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", de que tenho a honra de pertencer como sócio honorário, chegou a sua publicação mensal «quaderno filatelico» nº 141, com bastante informação das actividades e da Assembleia Anual, da colaboração com outras associações italianas, e dos trabalhos em conjunto com a Secção Francesa. Na primeira página podemos ver a referência de pesar pelo falecimento da mãe do amigo e dirigente da Associação, Nello Capogrossi, e também aqui nesta primeira página Luigi Santini recorda a pequena Sara, e o seu bilhete de agradecimento a Luigi por a ter ensinado a gostar de selos.
Destaco ainda a edição do "Foglietto Erinnofilo" comemorativo dos 800 Anos da Igreja de San Francesco ad Alto (1219-2019), de Ancona, e as iniciativas comuns com as associações "Circolo Filatelico Numismatico Torri del Benaco", de Verona, "Circolo Filatelico Numismatico Piceno", de Ascoli Piceno, do "Circolo Filatelico Numismatico Dorico", de Ancona, e da "Associazione Culturale Collezionisti Abruzzesi", de Pescara.
O «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich» nº 2 de 2019, é o órgão oficial e publicação mensal da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine", com esta capa e manchete que lembra o dia 9 de Março, "Dia Aberto da Federação Austríaca", com a participação dos filatelistas luxemburgueses, das duas Administrações Postais e de várias associações de Viena, com edição de sobrescritos comemorativos, postais máximos, selos personalizados e carimbos comemorativos desta iniciativa. Toda esta informação está no site da federação, que podem seguir através da ligação que deixei no texto.
A filatelia relacionada com o Carnaval tem destaque nesta edição, num artigo de Johann Funk ilustrado com selos e marcofilia do tema. A história postal e outras áreas da filatelia temática estão sempre presentes nestas edições, assim como as novidades dos Correios da Áustria para o mês de Fevereiro, no suplemento "Album", e a Eleição do Melhor Selo de 2018, que está aberta até 15 de Março. Outras informações e artigos completam esta edição.
Sem comentários:
Enviar um comentário