quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Novidades da Islândia em Fevereiro - I

Já viram como um carteiro tem de andar bem agasalhado na Islândia? Esta primeira imagem é do selo que assinala o Centenário do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios da Islândia, fundado a 26 de Março de 1919, em Reykjavík. Este selo e outros, foram postos a circular no dia 7 de Fevereiro pelos Correios da Islândia - Postphil, e este tem trabalho artístico do designer Örn Smári Gíslason, e trabalho de impressão de Cartor Security Printing, de França, que executou a impressão das outras emissões desta data, todas de selos auto-adesivos.

O Serviço Postal na Islândia foi criado em 1776, por decisão do Rei Christian VII, e o primeiro carteiro foi Ari Gudmundsson, que percorria grandes distâncias e por regiões montanhosas dos fiordes. Hoje os carteiros têm melhores condições de trabalho, como mostra a imagem do selo, e outros meios de transporte.

Do mesmo designer e amigo, Örn Smári Gíslason, que também assina o trabalho fotográfico, surge a IX Série do Design Contemporâneo da Islândia, desta vez dedicado à Arquitectura Paisagista, estes quatro selos que representam: a Praia Termal em Gardabaer, um trabalho do arquitecto Pétur Jónsson, de 2004; a Piscina de Rochas de Lava do Geoparque de Reykjanes, um trabalho dos arquitectos paisagistas Lilja Kristín Ólafsdóttir e Óskar Örn Gunnarsson; a Cratera de Saxhóll, uma atracção do Parque Nacional de Snaefellsjökull; e o Restaurante Bragginn, que se situa numa antiga estrutura militar, perto da Universidade de Reykjavík e de uma praia geotermal.

Num próximo dia divulgo as outras duas emissões que foram lançadas neste dia 7 de Fevereiro.





Sem comentários:

Enviar um comentário