segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Os Selos Portugueses de Fevereiro

Já devia ter divulgado com antecedência estas novas emissões portuguesas, tal como fiz com as emissões de Janeiro e de 8 de Fevereiro, mas o Serviço de Filatelia dos CTT - Correios de Portugal desta vez não enviou as imagens e textos para publicação. No passado dia 19 lançaram esta série de sete selos "Vultos da História e da Cultura", que é a continuação de outras emissões anteriores que homenageiam figuras públicas portuguesas, quando passa o centenário do seu nascimento.

São todos selos com o valor facial de €0,53, para o correio normal nacional, num trabalho de design gráfico do Atelier Design&etc/Hélder Soares, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost, que representam: o político e Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, Fontes Pereira de Melo, que nasceu em Lisboa no ano de 1819; o oficial da Marinha e Geógrafo Gago Coutinho, que nasceu em Lisboa em 1869, e que se notabilizou pelo 1º voo sobre o Atlântico Sul acompanhado de Sacadura Cabral; o compositor e maestro Francisco de Lacerda, que nasceu em São Jorge, nos Açores, em 1869; o escritor e médico Fernando Namora, que nasceu em Condeixa-a-Nova no ano de 1919; o escritor Jorge de Sena, que nasceu em Lisboa em 1919; a poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, que nasceu no ano de 1919, no Porto; e o historiador e ensaísta Joel Serrão, que nasceu no Funchal, Ilha da Madeira, em 1919.






Hoje, dia 25 de Fevereiro, foram postas a circular duas emissões de selos, e a primeira que mostro assinala os "150 Anos da Abolição da Escravatura em Portugal", estes dois selos se-tenant que representam o óleo sobre tela "Os Pretos de Serpa Pinto", de Miguel Ângelo Lupi, de 1879, da colecção do Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, com fotografia de Carlos Monteiro/DGPC/ADF. No meio vemos as grilhetas de mãos, em ferro, dos séc. XVII - XVIII, da colecção do Museu Nacional de Arqueologia, com fotografia de Luísa Oliveira/DGPC/ADF. Há ainda a escultura em bronze "Cabeça de Negro", de Ana da Cunha, de 1886, da colecção do Museu Nacional Soares dos Reis, com fotografia de José Pessoa/DGPC/ADF, e como imagem de fundo excertos do Decreto de 25 de Fevereiro de 1869, que abolia o estado de escravatura em todos os territórios da monarquia portuguesa, um documento do Arquivo Histórico Parlamentar. Esta emissão tem trabalho de design do Atelier B2 Design, e impressão de Cartor Security Printing, de França.



A seguir mostro as imagens dos quatro selos e bloco filatélico comemorativos dos "200 Anos do Nascimento de D. Maria II", a Rainha de Portugal entre 1826 e 1853, com imagens do Brasil, onde a princesa nasceu em 1819, e de Portugal, onde viveu até 15 de Novembro de 1853, peças dos acervos da Biblioteca Nacional, do Palácio da Ajuda, do Palácio Nacional de Mafra e do Museu de Lisboa. Este é um trabalho do Atelier Pendão e Prior, e impressão dos Correios da Bélgica - Bpost. A Rainha D. Maria II é a imagem dos primeiros selos postais portugueses, emitidos em 1853. Hoje também foi posto à venda o livro "D Maria II - Uma Mulher entre a Família e a Política", da autoria de Paulo Drumond Braga, livro que traz esta emissão de selos.



Sem comentários:

Enviar um comentário