terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Os 54 Anos da Secção Filatélica da AAC

A Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra e todos os seus membros e dirigentes estão de parabéns, pois vão comemorar 54 anos de existência com o habitual almoço convívio no dia 23 de Fevereiro, no Restaurante Cantinho do Reis, em Coimbra, como podem ver na imagem do cartaz. A manhã pode ser passada a visitar a Feira de Coleccionismo e Velharias, que se realiza no Terreiro da Erva, bem perto do local do almoço, feira que também apresenta bancas com filatelia.

Na parte da tarde também é habitual o convívio deslocar-se para as Salas da Secção Filatélica, onde se elegem os melhores selo, bloco e carimbo comemorativo portugueses de 2018, onde se faz uma Tertúlia Filatélica com os sócios a colocarem as suas perguntas e respostas, e a festa final com o apagar das velas e degustação de Bolo e Porto de Honra. As inscrições devem ser dirigidas para o e-mail da Secção Filatélica. Parabéns por este aniversário, e pelo que têm feito na divulgação da filatelia.

E parabéns também por mais esta excelente publicação «Cábula Filatélica» nº 35, referente a Dezembro de 2018, que nos dá uma visão diversificada do coleccionismo relacionado com Coimbra, mas não só. Foi um desafio que fizeram aos sócios, para escreverem sobre outras áreas do coleccionismo, e aqui está a edição da publicação que mostra na capa algumas dessas colecções relacionadas com Coimbra, com a Academia, com o Clube de Futebol da Académica, medalhas, lotarias, cromos e outros objectos.

No interior vamos encontrar excelentes textos sobre: "Uma coleção de Medalhística Coimbrã", de João Bracons; "Colecionar instrumentos Médicos Antigos", do Prof. Carlos Freire de Oliveira; "Selos e Moedas na Queima das Fitas de 1965", de Carlos M. Duarte; "Filatelia e Numismática - Duas faces da História", de Nuno Ferreira; "Os cromos da AAC", a colecção que a Secção Filatélica tem, e que quer aumentar com doações de outras peças; e "Crónicas de um monte de tralha", de Nuno Cardoso.



1 comentário: