domingo, 28 de abril de 2019

Fauna Australiana

Dá-me sempre um prazer muito grande divulgar selos e peças filatélicas bonitas, que os filatelistas temáticos aproveitam para incluir nas suas colecções, ainda para mais quando vemos imagens de animais de países distantes, que a filatelia nos faz chegar e conhecer. É o caso destas duas emissões dos Correios da Austrália, que mostram espécies da fauna australiana, e da pesca sustentável das suas águas territoriais.

Estes quatro selos da fauna australiana, postos a circular no dia 5 de Março, divulgam imagens da ave "Galah" (Eolophus roseicapilla), comum a todo o território australiano, o "Canguru vermelho" (Osphranter rufus), o "Diabo-da-Tasmânia" (Sarcophilus harrisii), que habitou também na Austrália Continental, e o "Lagarto-da-língua-azul" (Tiliqua scincoides). Para além dos selos, editaram sobrescritos de primeiro dia, carteiras de dez selos para cada um dos animais, postais máximos, caixa com cem selos auto-adesivos e as carteiras especiais da emissão, tudo com trabalho de design de Sonia Young, e dos Serviços Artísticos dos Correios da Austrália.




A pesca sustentável, que muitos organismos nacionais e internacionais, e países em todo o mundo defendem, com a não utilização de técnicas destrutivas, vai permitir que as espécies continuem a existir e a reproduzirem-se nos mares, de forma que haja sempre peixe para o consumo humano e para a manutenção das espécies. Esta série de três selos e folha miniatura mostram algumas dessas espécies, numa ilustração do Dr. Lindsay Marshall, cientista e ilustrador da História Natural, e design gráfico de Sonia Young e dos Serviços Artísticos dos Correios da Austrália. O primeiro dia de emissão foi a 14 de Março, e editaram os sobrescritos (FDC), os postais e carteiras com os selos e emissão.




Sem comentários:

Enviar um comentário