terça-feira, 30 de abril de 2019

Publicações recebidas - Abril - III

No passado dia 25 mostrei a capa da revista da Federação Austríaca, ilustrada com a imagem do Imperador Maximiliano I, e hoje a primeira imagem é da capa da publicação «donau-post» número 2 de 2019, o órgão oficial do Clube Filatélico Danúbio - Briefmarkensammler-Verein donau, de Viena, na Áustria, ilustrada com o selo que os Correios da Áustria lançaram no dia 11 de Abril, selo que assinala os 500 Anos da Morte do Imperador Maximiliano I, um trabalho artístico de Herbert Wähner.

Para além deste selo, a publicação divulga a moeda comemorativa de dez euros com a mesma imagem do selo, assim como as últimas emissões de selos austríacos, selos personalizados sobre vários temas, e outras notícias do associativismo local. Um dos destaques desta edição, é a garrafa com correio encontrada numa praia da Austrália, 132 anos depois de ter sido lançada ao mar, do navio alemão "Paula", em Junho de 1886, a mais antiga peça deste género descoberta até agora.



De Malta chegou o número 1 do volume 48 de «Journal of The Malta Philatelic Society», enviado pelo Dr. Alfred Bonnici, Presidente da Sociedade, e editor da publicação que obteve Medalhas de Prata Grande nas Exposições Mundiais de 2018, em Israel e Tailândia. Aliás, esta publicação tem sido medalhada desde 2002 nas grandes exposições internacionais e mundiais que aconteceram até agora. Um dos destaques que a publicação revela regularmente, é um "Diário Postal" compilado por John V. De Battista, Vice-Presidente da Sociedade, e que apresenta nesta edição todos os eventos filatélicos de Malta, de 7 de Fevereiro a 20 de Junho de 2018.

Nos textos e estudos especializados, temos "Magnificent Butterfly Machaon", de Vladimir Kachan, da Bielorrússia, com excelentes imagens de selos, sobrescritos e postais com esta espécie de borboleta. há ainda o estudo de Tony Camilleri, "Malta - The green cross label scheme 1940-43", também muito ilustrado com peças sobre este tema.



A Federação Filatélica da Coreia do Sul edita o «Philatelic Monthly Woopyo», e este é o número 639, referente ao mês de Abril, publicação que divulga mensalmente as notícias da filatelia que vão acontecendo no país e no estrangeiro, entre elas estão emissões que assinalam os 500 Anos da Morte de Leonardo da Vinci, e o resultado da última reunião da FIAP - Federação Inter-Asiática de Filatelia.

Na capa podemos ver selos que foram lançados este mês pelos Correios da Coreia do Sul, entre outros mais antigos, como os três selos da série das figuras da Ciência e Tecnologia da Coreia, série posta a circular no dia 19 de Abril com trabalho de design de Jae-yong Shin, ou o selo lançado no dia 11 com design de Eun-kyung Park, lembrando o Centenário do Movimento de Março. Para além destas notícias, apresenta sempre vários artigos temáticos, estudos de história postal, aerofilatelia e filatelia clássica muito ilustrados.

Sem comentários:

Enviar um comentário