sexta-feira, 19 de abril de 2019

História da Aviação Canadiana

É história e ao mesmo tempo uma grande homenagem a pilotos e à engenharia aeronáutica do Canadá, esta emissão de cinco selos que os Correios do Canadá puseram a circular no dia 27 de Março. São selos para o correio nacional apresentados em carteira com duas séries, em folha/bloco filatélico com a série, e em selos individuais, tudo com trabalho do designer Ivan Novotny, da Taylor-Sprules Corporation, e impressão de Lowe-Martin. As imagens que vos deixo são dos selos em primeiro lugar, e também dos sobrescritos de primeiro dia (FDC), pois são peças muito bonitas que mostram os homenageados e os aparelhos que pilotaram, e com a particularidade de terem sido lançados cada um na sua cidade.

O selo e o FDC que mostra Elsie MacGill, Elizabeth Muriel Gregory (Elsie) MacGill (1905-1980), têm fotografias de Toronto Star e do Canada Aviation and Space Museum. Ela foi a primeira mulher engenheira aeronáutica e nasceu em Vancouver, onde foi lançado o selo. O segundo selo representa o avião "Avro CF-105 Arrow", produzido entre 1953 e 1959, e as peças têm imagens do Canada Aviation and Space Museum, e da Canadian Aviation Historical Society. A seguir vem a imagem de William George Barker, piloto da Royal Air Force na Primeira Guerra Mundial, e o militar mais medalhado da história do Canadá. São imagens da Biblioteca e Arquivos do Canadá, da Royal Air Force e de Air Review.

Para concluir, temos a imagem do ultraleve "Lazair", construído no Canadá entre 1978 e 1984, por Dale Kramer, de Port Colborne. São imagens de Carmen Kramer, Dale Kramer, Dave Loveman e Andy Weiher. O último selo e FDC mostram um pioneiro da aviação canadiana, Punch Dickins (1898-1995), também piloto na Primeira Guerra Mundial. O selo tem imagem do museu canadiano já referido, e as imagens de fundo são de François Labelle e da Biblioteca e Arquivos do Canadá. Mais uma excelente emissão temática.











1 comentário: