sábado, 20 de abril de 2019

Publicações recebidas - Abril - I

A Sociedade Filatélica Rio-Grandense,  de Porto Alegre, no Brasil, edita trimestralmente o seu órgão de divulgação da filatelia e coleccionismo, «Rio Grande Filatélico», uma das mais antigas publicações filatélicas do Brasil, e este é o número 84, referente aos meses de Janeiro a Março.

Apresenta excelentes artigos sobre vários temas, de que destaco: um texto muito ilustrado de Henrique Bunselmeyer Ferreira, editor da publicação, "Um Pouco de História Postal: Envelope circulado de Lorena para São Paulo em 1884, com trânsito pela Estação de Cachoeira"; a terceira parte do artigo "A História do Rio Grande do Sul contada de outra forma", de Ulrich Schierz; e o artigo em português e inglês, O Olho de Boi "Inclinado", de Fábio Beal Thais, filatelista e sócio da Associação Filatélica de Santa Catarina. Outros textos e informações associativas, completam esta edição.



Outra excelente publicação que também chega do Brasil, é a «FILACAP», órgão oficial da Associação Cultural FILACAP, de Cachoeira Paulista, dirigida pelo Prof. José Maurício do Prado, e este é o número 197, com este artigo de capa dedicado a Alberto Santos Dumont e aos seus ultraleves, um texto de Reinaldo Jacob.

Também com muita informação do Brasil e do estrangeiro, referente a exposições e novidades de selos, apresenta sempre bons artigos de várias áreas do coleccionismo, de que destaco deste número, entre outros também excelentes: de Roberto António Aniche, a quarta parte do artigo "O Deficiente Físico na Filatelia - Cegueira: O Cão-Guia"; o artigo "Os 23 de Recife", de Agnaldo de Souza Gabriel, sobre a imigração forçada; o texto "Os Ballons Montés", de Rogério A. Dedivitis; de José Carlos Daltozo, "Os primórdios do cartão-postal; e de Bruno Diniz, historiador e numismata, o artigo "1º Centenário da Independência do Brasil - Variações da moeda comemorativa de prata 1922".



Dos amigos italianos da "Associazione Filatelica Numismatica Falconara", e da sua Secção Francesa "Les Épicuriens de la Philatélie", chegou o jornal mensal «quaderno filatelico» nº 143, sempre com muita informação da vida associativa destes coleccionadores, e das associações que trabalham em conjunto para a divulgação da filatelia e numismática. Nesse importante trabalho conjunto, está o prémio e homenagem ao Cavaliere Giovannino Brandi, que se realizou no dia 30 de Março, em Loro Piceno, o Prémio "Unire le Forze", que este ano foi entregue a Igino Massimi, Presidente da Associazione Filatelica Numismatica Picena, de Ascoli Piceno, tema em destaque na primeira página da publicação.

Outros textos e notícias dão conta: das novidades WWF e dos "Foglietto Erinnofilo"; da nomeação de Luigi Santini, o Presidente da Associação de Falconara, para o "C.I.F.R. - Centro Italiano Filatelia Resistenza e Storia Contemporanea"; e das actividades dos amigos franceses, e em especial de André Feller, Presidente de "Les Épicuriens de la Philatélie", na Exposição e Feira da Primavera em Paris - Champerret. Outras notícias da vida associativa completam esta edição.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário