quinta-feira, 25 de abril de 2019

Publicações recebidas - Abril - II

Hoje é dia de divulgar mais duas publicações do associativismo filatélico que chegam regularmente, excelentes peças da Literatura Filatélica Mundial que ajudam e divulgam as nossas áreas de coleccionismo. E a primeira é «Topical Time» nº 414, o número 2 do volume 70, referente aos meses de Março e Abril deste órgão oficial da "ATA - American Topical Association". A capa mostra o selo e a fotografia do monumento da arquitectura Maya, a pedra "Stela D", de Quiriguá, na Guatemala, e faz chamada de atenção para outras iniciativas descritas no interior, como a "StampShow 2019", e a eleição da direcção para o período de 2019 a 2021.

A ATA está a completar 70 anos da sua fundação, e uma das grandes iniciativas para este ano é a Exposição Nacional em Agosto, a "APS StampShow/National Topical Stamp Show", que se realiza em Omaha, no Nebraska, cidade bem retratada nesta publicação pelo Presidente da ATA, Dale Smith, que relembra os anos em que viveu lá. Um dos destaques deste mês é a Arquitectura e Cultura Maya, com artigos muito ilustrados de Christopher Kolker e David Lindwall, do Grupo de Estudo de Arqueologia da Antiguidade. Muitos outros artigos e notícias, e uma justa homenagem a Vera Felts, pelos dez anos de Directora Executiva, completam esta edição de «Topical Time».



Da Federação Filatélica da Áustria - "Verband Österreichischer Philatelistenvereine" chegou o número 4 de 2019 de «Die Briefmarke - Post und Philatelie in Österreich», com esta capa que assinala os 500 Anos da Morte do Imperador Maximiliano I, tema para a emissão de um selo austríaco que foi posto a circular no dia 11 de Abril. Deste mesmo tema surgem dois artigos de fundo sobre a história e as peças filatélicas comemorativas do Imperador Maximiliano I, de Helmut Kogler, Presidente da Federação Austríaca, e de Gerald Heschl, assim como uma descrição mais pormenorizada da emissão filatélica no suplemento "Album".

Este suplemento que a publicação traz mensalmente, da responsabilidade dos Correios da Áustria, apresenta as emissões do mês, a marcofilia e toda a informação dos produtos que comercializam, sendo por isso um bom guia para os coleccionadores. Outro destaque da capa, é do lançamento filatélico que aconteceu no dia 24 de Abril, na sede da Federação Filatélica da Áustria, o lançamento de dois blocos filatélicos, "Amo-te - Com todo o meu Coração" e "O Caminho da Carta". Há ainda um texto muito ilustrado de Dietrich Ecklebe, sobre o pintor Pieter Bruegel, o Velho, artigos de história postal e muita informação sobre as actividades das associações austríacas, e a agenda das exposições e feiras nacionais e do estrangeiro.



Sem comentários:

Enviar um comentário