quarta-feira, 10 de abril de 2019

Grandes Personalidades da Cultura Russa

O Operador Postal do Quirguistão, Kyrgyz Express Post, tem homenageado as grandes figuras da cultura russa, quirguiz e mundial, com emissões filatélicas quando passam os aniversários do nascimento das personalidades, uma divulgação muito importante que realizam desde as primeiras emissões que lançaram. Estes selos que mostro hoje foram lançados no final do ano passado, e há outras emissões do KEP de 2018 que recebi há pouco tempo, que irei divulgar posteriormente.

No dia 9 de Novembro puseram a circular o selo que assinala os 200 Anos do Nascimento de Ivan Sergeevich Turgenev (1818-1883), poeta, escritor e dramaturgo russo, grande divulgador da literatura do seu país no ocidente. De cada emissão mostro a folha miniatura, o sobrescrito de primeiro dia (FDC) e o postal máximo, tudo com trabalho artístico de Daria Maier, e impressão de Nova Imprim, da Moldova.





No dia 10 de Dezembro emitiram o selo comemorativo dos 90 Anos do Nascimento de Chinghiz Torekulovich Aitmatov (1928-2008), um dos maiores nomes da literatura do Quirguistão traduzido em mais de cento e cinquenta línguas. Este escritor de língua russa e quirguiz foi também um reconhecido diplomata do seu país.





No dia 11 de Dezembro de 1918 nascia em Kislovodsk, na Rússia, Aleksandr Isayevich Solzhenitsyn (1918-2008), grande nome da literatura russa, historiador e figura pública e política, laureado com o Nobel da Literatura em 1970. Este selo foi emitido no dia 11 de Dezembro de 2018, precisamente cem anos depois do seu nascimento.



Sem comentários:

Enviar um comentário