terça-feira, 26 de novembro de 2019

Dia do Selo em Portugal

O "Dia do Selo" é comemorado em Portugal desde 1957 e foi escolhido o dia 1 de Dezembro, embora durante alguns anos a partir de 1981 fossem comemorados noutras datas. Não são comemorações muito significativas aqui em Portugal, quando comparadas com outros países em que a filatelia e o associativismo estão mais presentes na vida dos coleccionadores, mas há sempre qualquer iniciativa, e nos últimos anos tem sido o Clube de Coleccionadores de Gaia com o apoio da Federação Portuguesa de Filatelia, os grandes impulsionadores destas comemorações.

Assim, no próximo dia 1 de Dezembro será inaugurada a Mostra Filatélica "Dia do Selo 2019", no Clube Fenianos Portuenses, na Cidade do Porto, prolongando-se até dia 14 como mostra o cartaz na imagem. O Clube de Coleccionadores de Gaia organiza esta Mostra Filatélica, com a colaboração do Clube Fenianos Portuenses que comemora 115 anos de existência, e ainda com os apoios da Federação Portuguesa de Filatelia, da União de Freguesias Pedroso Seixezelo, e dos CTT - Correios de Portugal que criaram o carimbo comemorativo que será aposto no dia da inauguração. Haverá selo personalizado e postal máximo para marcar mais este "Dia do Selo" em Portugal.




Ainda no Porto, mas por iniciativa do filatelista, maximafilista e escritor filatélico Américo Lopes Rebelo, vão estar expostas a partir do dia 1 as suas colecções de "Filatelia, Maximafilia e Cartofilia" relacionadas com o Sport Lisboa e Benfica, na Casa do Benfica no Porto até dia 15 de Dezembro. É uma grande oportunidade para os coleccionadores e público em geral verem estas importantes colecções, que têm obtido prémios em exposições nacionais e internacionais. A imagem do cartaz é da mesma exposição mas em data anterior. Uma outra iniciativa está a decorrer na Casa do Benfica no Porto, também da responsabilidade deste amigo filatelista, a recolha de bens alimentares para serem entregues no Natal a famílias carenciadas do Porto, uma iniciativa de grande alcance social que dignifica os organizadores e participantes.


Sem comentários:

Enviar um comentário