terça-feira, 5 de novembro de 2019

EXFILNA em Santander e SALON D'AUTOMNE em Paris

São as maiores manifestações filatélicas que vão decorrer esta semana na Europa, refiro-me à "57ª Exposição Filatélica Nacional de Espanha - EXFILNA 2019" e ao "Salão de Outono de Paris", eventos que vão levar muitos filatelistas e coleccionadores aos locais de exposição para participar, descobrir a filatelia e conviver com os amigos.

E em Espanha já se vive a agitação da montagem da "57ª Exposición Filatélica Nacional EXFILNA 2019 - Campeonato de España de Filatelia", que decorre em Santander de 6 a 10 de Novembro, na Biblioteca Central de Cantábria e na Plaza Porticada, com dois países convidados, a Alemanha e a República Checa. A organização deste grande evento de Espanha está a cargo da Federación Filatélica de Cantabria e da Federación Española de Sociedades Filatélicas, contando com o patrocínio da Sociedad Estatal de Correos y Telégrafos, da Fábrica Nacional de Moneda y Timbre - Real Casa de la Moneda,  do Governo de Cantábria e do Ayuntamiento de Santander. A FEPA - Federação Europeia das Associações Filatélicas também reconheceu esta organização e exposição.

Durante o evento serão lançadas peças filatélicas exclusivas deste certame, e uma aposição de carimbos comemorativos debaixo de água, para realçar a localização marítima desta região, celebrando também os 500 Anos da Primeira Volta ao Mundo de Magalhães e Elcano.






Em Paris vive-se por estes dias a preparação do grande evento filatélico que acontece nesta altura do ano, o "73e Salon Philatélique d'Automne 2019", uma organização da CNEP - Chambre syndicale française des Négociants et Experts en Philatélie, a ter lugar no Espace Champerret de 7 a 9 de Novembro, com a participação de negociantes franceses e estrangeiros, Administrações Postais de vários países, e Jersey a ser o país convidado de honra.

As peças filatélicas criadas para esta ocasião pela CNEP, são os blocos personalizados comemorativos de homenagem a Leonardo da Vinci, quando passam 500 anos da sua morte, um trabalho de design gráfico de Arlys Création, e o bloco "Gare de Austerlitz", um trabalho artístico de Aurélie Baras.

Os Correios de França - La Poste lançam nestes próximos dias várias peças filatélicas para assinalar a realização do Salão de Outono, selos, blocos filatélicos, etiquetas Lisa, lançamento de livros, carimbos comemorativos e outras peças, de que destaco a folha/bloco comemorativa dos 170 Anos do Primeiro Selo Postal Francês "Cérès 1849-2019", emissão especial que mostro nas imagens com ilustração e gravação de Louis Boursier, segundo uma interpretação livre da obra de Jacques-Jean Barre.



Sem comentários:

Enviar um comentário